Compras online crescem, mas 67% dos consumidores enfrentam problemas com entregas

De acordo com estudo anual da Descartes, experiências negativas, falta de confiança e insatisfação com o processo de entrega estão entre fatores que desestimulam os consumidores

Compras online crescem, mas 67% dos consumidores enfrentam problemas com entregas

O terceiro estudo anual de percepção do consumidor sobre entregas no e-commerce, realizado pela Descartes Systems Group, revelou que 67% dos consumidores relataram problemas com entregas nos três primeiros meses de 2024. O levantamento também mostra um crescimento nas compras online: 39% dos entrevistados compraram mais no período analisado e 57% passaram a adquirir produtos de pelo menos uma nova categoria.

Intitulado “As compras online crescem, mas muitos consumidores ainda enfrentam problemas com entregas”, o estudo também apontou que os problemas com entregas podem representar uma barreira para futuras compras online. Quando perguntados sobre o que os desestimularia a comprar mais pela internet, 21% citaram experiências negativas com entregas, 20% afirmaram que as entregas não são confiáveis e 17% disseram estar insatisfeitos com o processo de entrega.

Além disso, 63% daqueles que enfrentaram problemas com entregas tomaram alguma ação que resultou em consequências negativas para o varejista ou para a empresa de logística. “Embora o terceiro ano deste estudo aponte pequenas melhorias ano após ano em diversas áreas relacionadas ao desempenho das entregas residenciais, o nível de insatisfação dos consumidores ainda é elevado”, afirmou o EVP da Descartes para a Indústria, Chris Jones, EVP da Descartes para a Indústria. “Um desempenho medíocre e experiências inconsistentes de entrega são problemas solucionáveis. Já existem estratégias comprovadas no mercado, boas práticas operacionais e soluções tecnológicas que varejistas e empresas de entrega podem adotar para oferecer uma experiência de entrega eficiente, adaptada às preferências do consumidor”, ressaltou o executivo.

A pesquisa foi conduzida pela Descartes em parceria com a SAPIO Research, com 8 mil consumidores da Europa e América do Norte, e analisou o comportamento de compra online durante os três primeiros meses de 2024.

De acordo com a empresa, o objetivo foi obter uma visão abrangente do estado atual do e-commerce e do desempenho das entregas domiciliares, compreendendo, por exemplo, os motivos para o aumento ou queda nas compras online, os tipos de produtos adquiridos, a frequência de compras, as preferências de entrega, as experiências vivenciadas e o impacto das falhas de entrega sobre os varejistas e seus parceiros logísticos.

O estudo também avaliou como o comportamento e a percepção dos consumidores variam de acordo com o perfil demográfico.

 

Fonte: Redação - Mundo Logistica

Via: Agência Logistica

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