Em outubro o “Navio Haidar” completa 10 anos que naufragou no Porto de Vila do Conde/PA

Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo

Em outubro o “Navio Haidar” completa 10 anos que naufragou no Porto de Vila do Conde/PA

Em 06 outubro de 2015o navio Haidar de bandeira libanesa a embarcação transportava cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo para a Venezuela, ele afundou no Porto de Vila do Conde/PA. A grande maioria dos animais a bordo morreram afogados.

Quase dez anos depois de naufragar, carregado com uma carga de mais de 4.900 bois vivos da empresa Minerva Foods, o navio Haidar permanece afundado, ainda que uma parte do casco seja vista na superfície no rio Pará, em um dos pontos de atracação no Porto de Vila do Conde, em Barcarena/PA.

O navio Haidar ainda está parcialmente submerso no rio Pará. imbolizando a ineficácia e o descaso em relação à crise ambiental e a segurança na navegação que se seguiu ao naufrágio e sem contar o grande prejuízo para os exportadores, a Companhia das Docas do Pará (CDP) e toda a comunidade marítima que não podem utilizar o berço 3 do porto nesses quase 10 anos.

Nota da Companhia das Docas do Para´:

“A Companhia Docas do Pará (CDP) informa que a atual gestão tem total interesse e trabalha intensamente na busca de soluções para a retirada do navio Haidar. No primeiro ano da nova gestão, em 2023, a CDP propôs uma ação indenizatória contra a empresa Minerva, responsável pela carga, e o processo segue os trâmites judiciais.
Em 2019, a empresa Superpesa foi contratada pelo extinto Ministério da Infraestutura para realizar reflutuação do navio e a CDP não tinha gerência ou responsabilidade sobre esse contrato, que foi encerrado em 2022.
O tema relacionado ao caso Haidar é complexo e envolve diversos agentes, como o comandante da embarcação, o armador, o dono da carga, operadora portuária, agência marítima, órgãos fiscalizadores, além dos desafios técnicos e meio ambiente, portanto, requer muita atenção em qualquer que seja a ação relativa ao assunto, e a CDP está trabalhando desta forma. É importante lembrar que a CDP foi absolvida de qualquer culpa em relação ao acidente pelo Tribunal Marítimo.
A Companhia Docas do Pará reforça que tem total interesse na remoção da embarcação, que ocupa um berço do principal porto da Companhia. Está na programação de 2025, ações voltadas para a elaboração de estudos e análises técnicas da melhor modelagem para a resolução definitiva do caso.”

Vila de Jenipapo no Marajó

A Comunidade de Jenipapo localizada na área rural do município possui grande importância para a localidade; os moradores dessa região vivem basicamente da pecuária bubalina e da pesca. Jenipapo é uma comunidade completamente suspensa por palafitas e os moradores têm o Rio Arari como fonte de renda e sustento.

Foto da Vila de Jenipapo no inverno amazônico

O Município de Santa Cruz do Arari, localizado às margens do Lago Arari está a 115 km de distância, em linha reta, de Belém, a cerca de 13 horas de viagem de navio. O município é novo quando comparado com os outros da Ilha do Marajó pois Santa Cruz do Arari era uma antiga fazenda de criação de gado. A emancipação político administrativo ocorreu em 1961, quando se desmembrou dos municípios de Ponta de Pedras e Chaves.

Se você quer conhecer as belezas da Ilha do Marajó no estado do Pará, é só entrar em contato com a “Empresa Henvil Transportes”, que tem viagens diárias de Belém/PA para Camará, travessia de Soure e travessia de Cachoeira do Arari. Contatos: 91 98029-4800 no WhatsApp- E-mail: contato@henvil.com.br – Site: www.henvil.com.br

ACONTECIMENTOS

12º Congresso Brasileiro de Fertilizantes - O Evento, realizado desde 2011, já faz parte da agenda dos principais formadores de opinião e dos executivos que atuam no mercado brasileiro e internacional de Fertilizantes. A ANDA, Associação Nacional para Difusão de Adubos, promoverá a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Fertilizantes, no próximo dia 02 de setembro de 2025, no formato Presencial e online. O CBFer 2025 terá tradução simultânea para o Inglês e interpretação em Libras para o Evento Presencial e online.

Com a chegada do inverno, o Instituto Rodobens dá início à Campanha de Agasalho 2025, convidando colaboradores, parceiros e clientes a participarem de uma corrente do bem que se espalha por todo o Brasil. A ação acontece entre os dias 26 de maio e 25 de junho, na sede da companhia, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e em todas as concessionárias, distribuídas pelo país.

A Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), uma das principais fabricantes de pneus no país e responsável pelas marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, vem consolidando seu papel de inovação no setor automotivo. Com fábrica localizada em Fazenda Rio Grande (PR), a SRB se destaca não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também por adotar tecnologias avançadas em seus processos produtivos e logísticos. Um exemplo disso é a implementação da plataforma de EDI SWPaaS, da Sawluz, que tem transformado a maneira como a empresa gerencia sua logística e a agilidade de atendimento às montadoras.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (Deus é bom – Em todo tempo).

 

Via: Agência Logística de Notícias

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