Brasil faz história na Marmomac Itália 2025 com hall exclusivo e forte presença institucional

Coluna Luís Celso Borges - Edição da sexta-feira

Brasil faz história na Marmomac Itália 2025 com hall exclusivo e forte presença institucional

Pela primeira vez em 59 anos de Marmomac, um país teve um hall exclusivo. O Brasil conquistou esse feito e consolidou sua presença em negócios, inovação, sustentabilidade e design, gerando uma projeção de mais de US$ 141 milhões em vendas nos próximos 12 meses.

A Marmomac Itália 2025 entrou para a história com a presença inédita do Brasil como protagonista absoluto. Pela primeira vez em quase seis décadas de feira, um país ocupou sozinho um hall inteiro do evento, reforçando a relevância internacional das rochas naturais brasileiras.

O Pavilhão Brasileiro tomou conta de todo o Hall 1, reunindo 41 empresas nacionais. No centro da área esteve o Espaço It’s Natural – Brazilian Natural Stone, com 31 empresas de quatro estados: Espírito Santo (26), Ceará (2), Minas Gerais (2) e Rio de Janeiro (1) na ação executada pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O espaço, marcado por corredores cobertos por jardins suspensos assinados pelo arquiteto capixaba Rômulo Pegoretti, destacou-se pela arquitetura diferenciada e pela intensa movimentação de visitantes de várias nacionalidades. Entre os países, além dos europeus, destacaram-se: Arábia Saudita, Austrália, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, México e Polônia.

A presença expressiva se traduziu em resultados concretos: as empresas do Espaço It’s Natural registraram mais de US$ 8 milhões em negócios imediatos e uma projeção maior que US$ 141 milhões ao longo dos próximos 12 meses, reforçando o impacto da participação brasileira no maior evento mundial do setor de rochas naturais. (Fonte e fotos: Ascom/ Centrorochas).

Visita do CCMM na ANTAQ

Na terça-feira (14) o Vice-Almirante (RM1) Wilson de Lima Filho diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), acompanhado do assessor Wellington Nogueira, recebeu a visita institucional do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Estiveram presentes o Capitão de Longo Curso Plinio R. Calenzo (Presidente) e o Capitão de Longo Curso Joselito Guerra de Andrade Câmara (Vice-Presidente).


A Associação é dedicada a apoiar e fortalecer a Marinha Mercante do Brasil e a posição do Comandante, promovendo o intercâmbio de informações marítimas e compartilhando experiências. Estão empenhados na promoção da segurança no mar, prevenção da poluição marítima, educação náutica, na melhoria dos padrões de formação e no apoio à publicação de literatura profissional. O CCMM monitora, comenta e toma posições sobre legislação e regulamentações locais, estaduais, federais e internacionais que afetam o Comandante. “Agradeço a gentil visita e as importantes contribuições voltadas à Marinha Mercante”, palavras do diretor da ANTAQ.

Instituto Palavra Aberta receberá Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

AAssociação Nacional de Jornais (ANJ) entregará o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025 para o Instituto Palavra Aberta, em celebração e reconhecimento aos 15 anos de atuação da entidade em educação midiática e na defesa das liberdades de expressão e de imprensa, do acesso à informação e do combate à desinformação.

Fundado em fevereiro de 2010 por quatro associações − Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário (Abap), além da própria ANJ −, o instituto tornou-se referência na promoção do acesso à informação e em educação midiática. A entrega do prêmio será em 4 de dezembro, em São Paulo.

ACONTECIMENTOS

AFASTA-SE - A SPMAR une forças com outras concessionárias e órgãos de segurança no dia 17 de outubro (sexta-feira) para uma ação especial do Movimento “Afaste-se” na cidade de Embu das Artes em prol de uma maior sensibilização dos motoristas com relação ao comportamento nas rodovias. Além da SPMAR, participam do evento as concessionárias Motiva Rodoanel, Via Appia, Arteris. O movimento conta com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), e tem por objetivo alertar aos motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade e mudar de faixa ao avistar equipes trabalhando na pista, garantindo a segurança de todos os profissionais. (VGW).

PROTEINA - A evolução do mercado de proteína animal nos últimos dez anos e as perspectivas para a próxima década serão temas da mesa-redonda “Proteína Animal, da genética ao consumidor final – a revolução das percepções!”, que integra a programação do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). O evento, que chega à sua décima edição, será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), e deve reunir mais de 3 mil mulheres do setor. (ATUALLE COMUNICAÇÃO).

MAQUINÁRIOS - O mercado de equipamentos inteligentes para construção está avançando a passos largos, impulsionado por um forte movimento global de expansão de infraestrutura. De acordo com o relatório da Future Market Insights, o valor desse mercado deve crescer de US$ 24,4 bilhões em 2025 para US$ 81,5 bilhões em 2035, alcançando um CAGR (taxa composta anual de crescimento) de 12,8%. Segundo o mesmo relatório, a projeção é de que a tecnologia IoT detenha uma participação de mercado de 34% ainda neste ano, consolidando-se como a tecnologia líder em equipamentos inteligentes para construção. A IoT permite monitoramento remoto, detecção de falhas e gerenciamento de ativos por meio da troca de dados em tempo real entre máquinas e sistemas centralizados. (ENGENHARIA DE COMUNICAÇÃO).

TRIBUTOS - A reforma tributária tem sido pauta central nos debates econômicos e Jurídicos do país, prometendo mudanças estruturais no sistema de arrecadação e distribuição de tributos. No contexto do agronegócio – setor responsável por cerca de um quarto do PIB brasileiro –, as transformações propostas geram dúvidas e expectativas quanto aos efeitos práticos no campo, na produção e na competitividade. Diante desse cenário, o 1º AgroLegal Summit, evento promovido pela AASP – Associação dos Advogados, no último dia 10 de outubro, em São Paulo, dedicou um de seus principais painéis à análise dos impactos da reforma no agro, reunindo especialistas e representantes do setor para discutir os possíveis caminhos e desafios dessa transição.  (M2 COMUNICAÇÃO).

MBA - Dados do CNI mostram que o Brasil vem sofrendo com um processo de desindustrialização nas últimas décadas, que foi potencializado após a abertura comercial durante a década de 1990. As pequenas e médias empresas (PMEs) são as mais afetadas por esse processo, enfrentando dificuldades em competir e inovar. Com isso, muitos desses negócios acabam buscando crédito no mercado nacional para se manterem. Entretanto, as condições para conseguir crédito no Brasil são bastante complicadas, principalmente pela Selic em 15% (maior valor em 20 anos), o que tem como consequência a alta das taxas de juros para empréstimos e financiamentos. Diante desse cenário, vem crescendo a busca por crédito internacional, que já é uma ferramenta utilizada por grandes empresas, como Petrobras, Ambev e Vale, por exemplo. (BAYIT COMUNICA).

CMEC - Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino vem passado por muitas transformações, impulsionadas por iniciativas que vão muito além do apoio às nossas empreendedoras. Nesse cenário, o CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura - órgão da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – se destaca por atuar na capacitação, valorização e fortalecimento de mulheres que empreendem em todo o país. (MATÉRIA PRIMMA).

EMBALAGENS - Com o objetivo de continuar a fortalecer e ampliar sua estratégia de sustentabilidade, a Qualy, marca de margarina líder nos lares brasileiros, acaba de lançar uma edição especial de embalagens produzidas com material 100% renovado. A novidade irá contemplar a Qualy Vegê – linha de margarina 100% vegetal feita com apenas 9 ingredientes naturais – e já está disponível para compra em redes varejistas de todo o Brasil. O óleo de cozinha pós-consumo foi a matéria-prima escolhida para a confecção das embalagens sustentáveis, o que contribui para o reaproveitamento de insumo que é considerado extremamente poluente para o meio ambiente. De acordo com a Sabesp (Companha de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cerca de 100 milhões de litros de óleo são descartados de maneira incorreta mensalmente no Brasil, sendo que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. (AGÊNCIA FR).

Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. DEUS É BOM.


Por: Luis Celso Borges – Agência Logística de Notícias

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