Cerimônia inauguração Sede Severino Almeida Filho
Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira
Na quarta-feira (15) o Sindmar inaugurou um novo espaço para atender aos seus associados: a sede Severino Almeida Filho, localizada no 4º andar da Avenida Presidente Vargas 309, no Centro do Rio de Janeiro/RJ. O presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, fez o discurso de abertura do evento, seguido pelo presidente da CTB, Adilson Araújo e, após eles, por meio de um vídeo, a deputada federal Jandira Feghali. Também prestaram homenagens ao saudoso presidente Severino Almeida o consultor jurídico da Conttmaf, Edson Martins Areias, o presidente da FNTTAA, Ricardo Ponzi, o presidente da FNE, José Adilson Pereira, e o presidente do Taicupam, Ossian Quadros.
A cerimônia de descerramento da placa contou com a participação dos filhos de Severino Almeida, Daniela Medeiros Almeida e Thomaz Feghali Almeida. (Fonte e fotos: ACS/SINDMAR).

Destaque da Coluna
O destaque da coluna desta semana é para o CLC Ricardo Monteiro. Por seu profissionalismo e dedicação aos aprendizados dos Praticantes, o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro vem recebendo elogios e homenagens de seus antigos estagiários, além dos Oficiais e tripulantes que estiveram sob seu comando. Entre eles, destaca-se a Segunda Oficial de Náutica SÓNIA D'ALMEIDA TEIXEIRA VAZ DA CONCEIÇÃO do país São Tomé e Príncipe, que enviou a seguinte mensagem ao Comandante: “Muito obrigada, Comandante. Sentimento de dever cumprido. Agradeço de coração desde o fato só de ter conhecido o senhor, já tinha muito escutado falar do senhor. E quando eu estava em terra sabendo que eu ia conhecer o senhor, embarquei feliz. Foi uma honra ter conhecido o senhor pessoalmente e ser sua participante. Obrigado Comando, que um dia eu tenha novamente a honra de cruzar com o senhor nessa Amazônia azul que é o mar. Foi de coração cheio de gratidão. Por senhor mantenho essa honra de um dia ter feito a parte da sua tripulação. Obrigado Comandante por participar da minha praticagem. Sua trajetória e seus feitos chegam primeiro antes do senhor. Acredita que não sou única que escutei falar do senhor sem mesmo lhe conhecer. Parabéns pelos teus feitos. Que Deus continue cuidando do senhor e da sua família”.

O Navio Brasileiro que ganhou fama na Europa
O Resgate dos Passageiros da barca Norte Americana "Ocean Monarch" pela Fragata da Marinha Imperial Brasileira "Dom Afonso", capitaneada por Joaquim Marques Lisboa, futuro Marquês de Tamandaré, em 1848, no Porto de Liverpool, Inglaterra, foi noticiado em toda a Europa como um ato de bravura dos brasileiros.

Em 24 de agosto de 1848, a fragata brasileira partiu do porto de Liverpool para realizar os últimos testes de mar antes de seguir viagem para o Brasil. A bordo estavam a princesa D. Francisca, irmã de D. Pedro II, e seu marido, Francisco, Príncipe de Joinville, filho do rei Luís Filipe I da França, o Henrique, Duque de Aumale, e sua esposa, a princesa Maria Carolina das Duas Sicílias, além do chefe-de-esquadra da Marinha brasileira, John Pascoe Grenfell. Durante a viagem, um marinheiro avistou um navio em chamas e soou o alarme.

Era por volta das onze horas da manhã quando a tripulação começou o resgate do navio norte-americano Ocean Monarch, que transportava 396 pessoas, imigrantes ingleses com destino a Boston. O comandante Lisboa imediatamente ordenou o envio de botes salva-vidas para resgatar os sobreviventes da embarcação em chamas. Apesar das dificuldades enfrentadas, os marinheiros brasileiros conseguiram salvar 156 pessoas ainda a bordo do Ocean Monarch, além de outros 60 que haviam se jogado ao mar na tentativa de escapar das chamas. Pelo ato de bravura, os marinheiros brasileiros foram premiados com cem libras pelo imperador, valor esse que foi inteiramente doado aos sobreviventes, dada a grave situação em que se encontravam. Como reconhecimento pelo feito, o comandante Lisboa recebeu do governo britânico um cronômetro de ouro, com a inscrição: "In commemoration of his gallant exertion on this melancholy occasion".
Além de sua atuação no resgate, a Fragata "Dom Afonso" teve um papel significativo na repressão a revolucionários republicanos e traficantes clandestinos de escravos, compondo a esquadra que forçou a Passagem de Tonelero, na Argentina, em 1851. Em 9 de janeiro de 1853, durante um temporal, a fragata naufragou a noroeste de Cabo Frio, resultando na morte de três marinheiros. (Fonte: História Perdida/Fecebbok).

ACONTECIMENTOS
CAMPO - O campo brasileiro está cada vez mais digital. Uma pesquisa da Poli Digital, empresa goiana de automação de canais, revelou que o volume de mensagens trocadas por clientes do setor agro cresceu 291% em apenas dois anos. Entre maio de 2023 e maio de 2025, a média mensal de interações saltou de 7.755 para 27.848, um crescimento de 260% que mostra a força do aplicativo como ferramenta de negócios.Os dados coincidem com um comportamento global. Um estudo da AgTech Garage, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estima que o mercado de tecnologias voltadas ao agro no país já movimenta R$ 25 bilhões ao ano, com previsão de expansão acelerada até 2030. (Engenharia de Comunicação).
AUMOVIU - ATE e VDO participam do Congresso Brasileiro do Mecânico, que chega à sua 8ª edição no próximo 25 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. As marcas integram o conjunto de soluções da AUMOVIO, empresa criada a partir do spin-off da antiga divisão Automotive do grupo Continental.mNo estande de número 21, o público encontra um portfólio consagrado de produtos e soluções das duas marcas, que conectam inovação, performance e eficiência em mobilidade. “Mantemos na ATE e VDO a mesma qualidade de sempre e o compromisso de oferecer soluções integradas para veículos de última geração”, afirma Ricardo Rodrigues, Country Head da AUMOVIO Brasil. (Printer Comunicação).
MARRECO - A produção de marreco recheado se consolidou como motor econômico no Vale do Itajaí (SC). Fundada em 1992, em Brusque (SC), a Kiave é hoje referência na fabricação artesanal da ave que se tornou símbolo da maior festa alemã das Américas. Com o aumento da demanda durante o evento, a empresa familiar dobrou a produção para atender restaurantes, empórios e mercados em Santa Catarina. A expectativa é ultrapassar 20 mil aves por mês, movimentando a cadeia produtiva e gerando empregos na região. Mensalmente, fora do período da festa, são 10 mil marrecos, o equivalente a 30 toneladas do produto. Para atender à alta procura durante a Oktoberfest, a Kiave inicia a produção em junho e utiliza espaços locados para armazenamento. O planejamento logístico é fundamental para manter a qualidade, já que o produto não leva conservantes e exige cuidados específicos. (Grupo DP).
SUPORTE DE ÓCULOS - A Hyundai Mobis lança no mercado brasileiro, um novo acessório prático e funcional: o suporte porta-óculos. Compatível com todos os modelos HB20 e CRETA, o acessório é um item importante que oferece um local seguro e de fácil acesso aos óculos de sol ou de grau. A instalação do porta-óculos também contribui para a organização interna do carro, mantendo os óculos sempre à mão, sem a necessidade de abrir o porta-luvas ou procurar em bolsas e compartimentos. Ter óculos guardados em um local de acesso rápido, evita que fiquem soltos no carro onde podem ser facilmente danificados ou comprometer a segurança durante a condução. (Ozonio Propaganda).
MASTER CARGA - A Master Cargas Brasil, referência em soluções logísticas, anuncia um novo movimento de expansão que reforça sua presença em regiões-chave do país. A companhia está iniciando operações no Espírito Santo, estado reconhecido por sua posição estratégica no comércio exterior, com forte integração a portos, retroportos e zonas de processamento de exportação. O Espírito Santo será uma porta de entrada estratégica para o movimento de importação e exportação da Master Cargas Brasil, integrando o plano do modal aéreo e fortalecendo outras atividades logísticas que permanecem em expansão. No Espírito Santo há incentivos que favorecem a importação e a exportação no estado, como é o caso da Lei nº 11.508/2007, que disciplina as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Mais do que um benefício fiscal, trata-se de um hub logístico de classe mundial, conectado a portos, aeroportos e retroáreas, ideal para suportar a importação de aeronaves, peças, insumos e a exportação de produtos em grande escala. (Temp 7).
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges – Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 – (91) 3212 1015














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