BNDES, Marinha do Brasil e Cemaden assinam um acordo para resposta a desastres naturais
Coluna Luís Celso Borges - Edição do domingo
No final da tarde da sexta-feira (07) em Belém/PA, às 18 horas com a cerimônia da bandeira abordo do navio Atlântico ancorado no porto da capital paraense, que funcionará como base operacional das Forças Armadas durante a COP30.

Em seguida a cerimônia de assinatura de protocolo de intenções voltado à cooperação na prevenção, monitoramento e resposta a desastres no Brasil. Com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Marinha do Brasil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Esse protocolo nasceu diante do aumento da frequência e intensidade de eventos extremos no país, agravados pela mudança do clima. Esse documento prevê a integração de capacidades técnicas, científicas e financeiras das instituições para fortalecer a resposta nacional a riscos e emergências.
A cerimônia também homenageou o militar português Pedro Teixeira, cuja expedição pelo Rio Amazonas no século 17 foi decisiva para a incorporação da Amazônia ao território que viria a ser o Brasil. Nas palavras do presidente do BNDES. Está em tramitação no Congresso Nacional uma proposta para inscrever seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, reconhecimento que celebra personalidades que contribuíram de forma marcante para a história do Brasil. Uma placa do BNDES foi entregue ao Comando da Marinha.






Inovação brasileira no setor marítimo
Durante o evento da COP30, o Grupo Náutica, em parceria com gigantes como Itaipu Parquetec, GWM, MAN, Artefacto, Heineken e Orfeu, revelará o projeto JAQ Hidrogênio, pioneiro no mundo na produção de barcos que visam à autossuficiência em hidrogênio verde. No local, haverá a apresentação ao vivo de uma embarcação grandiosa de 36 metros, focada em explorações e pesquisas, com a hotelaria pronta para operar com hidrogênio verde. O JAQ H1 será um laboratório flutuante que tem suas operações internas funcionando 100% com energia renovável. Além disso, o projeto será expandido com o JAQ H2, embarcação única no mundo que vai gerar seu próprio hidrogênio a bordo.
Local, data e hora: Espaço JAQ – Praça Pedro Teixeira, em frente às Escadinhas das Docas, Belém/PA, neste domingo (09) às 17 horas.
Essa iniciativa visa uma mudança estratégica no mercado global de transporte marítimo, com o Brasil em destaque como líder na transição energética no setor. (Foto e fonte: Rota Comunicação).
Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook