ONU advertiu para riscos elétricos em pavilhões da COP 30 antes de incêndio

A carta menciona vazamentos de chuva que atingiram o teto e as luminárias, o que, segundo a ONU, podia gerar “interrupções ou riscos à segurança por exposição elétrica”

ONU advertiu para riscos elétricos em pavilhões da COP 30 antes de incêndio

Uma semana antes do incêndio que mobilizou a evacuação de parte da COP-30, a Organização das Nações Unidas enviou uma carta ao governo brasileiro e à presidência do evento alertando para riscos de exposição elétrica nas tendas da conferência.

O documento, datado de 12 de novembro e assinado por Simon Stiell, secretário executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança Climática (UNFCCC), aponta falhas estruturais nas instalações de Belém. A carta menciona vazamentos de chuva que atingiram o teto e as luminárias, o que, segundo a ONU, podia gerar “interrupções ou riscos à segurança por exposição elétrica”.  

No texto, a entidade pede “reparos urgentes” e medidas de impermeabilização para evitar novos incidentes, especialmente diante da alta frequência de chuvas na região. 

A missiva também reclama de outros problemas: temperaturas elevadas pelas falhas no ar-condicionado e deficiências nas instalações sanitárias, com portas quebradas ou unidades danificadas.  

Além disso, a ONU cita um episódio de segurança ocorrido em 11 de novembro, quando manifestantes indígenas invadiram parte do local. Na avaliação da organização, as forças de segurança não reagiram de modo adequado: embora estivessem no local, “não agiram” para conter a entrada, segundo o documento.  

Em resposta à carta, o governo brasileiro afirmou ter feito ajustes no espaço. Segundo a Casa Civil, foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas e unidades adicionais para reforçar a climatização nas áreas com problemas.  

Na tarde da quinta-feira (20), um incêndio atingiu um dos pavilhões da Zona Azul da COP-30 em Belém. Apesar da gravidade, os organizadores informaram que o fogo foi controlado sem registro de feridos, e as equipes de segurança e bombeiros seguem no local.  

 

Fonte: Band Jornalismo

band.com.br

Via: Agencia Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015