Brasil é reeleito para o Conselho da Organização Marítima Internacional
Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira
O Brasil foi reeleito, na sexta-feira (28), para o Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO), órgão executivo da IMO e responsável pela supervisão do trabalho da Organização. A escolha do País para o biênio 2026-2027 aconteceu durante a 34ª sessão da Assembleia da IMO, em Londres, no Reino Unido. A categoria para a qual o Brasil foi alçado é a “B”, que representa os Estados com maior interesse no comércio marítimo internacional.
A IMO é uma agência especializada das Nações Unidas, encarregada de regulamentar o transporte marítimo internacional, de modo seguro, eficiente e ambientalmente sustentável, por meio da cooperação entre seus 176 estados-membros, 67 organizações intergovernamentais e 88 organizações não governamentais. O Brasil é membro da instituição desde 1963 e, desde 1967, integra o Conselho da IMO.

Delegação brasileira, chefiada pelo Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes (ao centro), comemora reeleição — Imagem: Marinha do Brasil
Com mais de 95% de suas trocas comerciais movimentadas por via marítima, o País atribui grande importância aos trabalhos da IMO. Entre os temas objeto de negociações na Organização encontram-se a transição energética no setor marítimo, a segurança cibernética e o emprego de navios autônomos na navegação comercial. (Fonte: Agência Marinha de Notícias).

Brasil foi alçado à categoria “B”, que representa os Estados com maior interesse no comércio marítimo internacional - Imagem: Marinha do Brasil
Descarregamento de 16 barcaças mineraleiras da Lhg Mining no Uruguai
Em novembro de 2025, a VAMAC participou do descarregamento de 16 barcaças mineraleiras da Lhg Mining no Uruguai , uma operação inédita e a primeira já realizada com essa quantidade de barcaças.

“Parabenizamos todos os envolvidos pelo excelente trabalho executado, que permitiu que a operação fosse concluída com segurança e eficiência. Agradecemos também pela confiança depositada em nossa equipe para compor uma operação dessa relevância e complexidade. Registramos um agradecimento especial ao Eduardo Heinemann e ao Pablo Zengarini, idealizadores dessa operação, que com sua visão e coordenação foram fundamentais para viabilizar esse marco. Seguimos comprometidos em entregar o máximo da nossa experiência e capacidade técnica, garantindo operações eficientes e alinhadas aos altos padrões que buscamos em cada projeto". Palavras da diretoria da VAMAC. (Fonte e fotos: Ascom/VAMAC).

Visita na empresa Shearwater
O Vice-Almirante (RM1) e Diretor da ANTAQ, Wilson de Lima filho quando esteve participando da 34ª sessão da Assembleia da IMO, em Londres, no Reino Unido. Teve a oportunidade de visitar em Gatwick, a empresa Shearwater, que realiza atividades “sísmicas” no Brasil. A empresa apesar de jovem, cerca de 10 anos, é conhecida pela inovação e tecnologia de ponta. A sede da empresa está em Bergen, na Noruega.

“Fomos muito bem recebidos pelo Sr Antonio Stempel e sua equipe. Na pauta vários tema e não podia faltar: a Margem Equatorial. Estive na ótima companhia do Alte Sérgio Guida, da DPC e do Sr Tarcio Bezerra, empresário atuante na área marítima, que coordenou com maestria a visita. Excelente oportunidade”. Palavras do diretor da ANTAQ.

Casamento comunitário em fevereiro de 2026 no TJPA
O Formulário de Inscrição para o Casamento Comunitário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC. Os interessados em participar do Casamento Comunitário, DEVEM RESIDIR NO MUNICÍPIO DE BELÉM e deverão preencher os dados abaixo, incluindo os documentos exigidos, as inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de dezembro de 2025. Os interessados deverão apresentar também os documentos de duas testemunhas. A cerimônia acontecerá em fevereiro de 2026.
Após análise dos documentos, será encaminhado por e-mail as informações contendo a data, hora e local para assinatura da habilitação ao casamento e entrega dos documentos originais solicitados. (O link das inscrições: https://forms.gle/PsPhzqvw34QQtqQX7 ).

Photo: (Divulgação)
ACONTECIMENTOS EM PAUTA
CONCURSO DO TJPA - O Poder Judiciário do Pará lançou nesta segunda-feira, 1º, o concurso público para o provimento de 30 vagas para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e formação de cadastro reserva. O Edital nº 01/ 2025 foi divulgado na edição nº 8.209/ 2025 do Diário da Justiça Eletrônico. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável pela execução do certame. (Tudo neste link: https://www.agencialogistica.com.br/judiciario-lanca-edital-de-concurso-para-cargo-de-juiza-substitutoa ).
PROJETO DIN - O DIN, um dispositivo que reúne tecnologia, inclusão, sustentabilidade, economia e inovação aberta aplicada a problemas reais, criado em um projeto desenvolvido pela FITec Labs – Fundação para Inovações Tecnológicas para a Cemig Geração e Transmissão S.A., despertou o interesse internacional ao ser apresentado, neste mês, no Smart City Expo World Congress, um dos maiores e mais influentes eventos globais dedicados ao futuro urbano, à tecnologia e ao impacto social. Trata-se de um dispositivo de notificação individual e não coletivo como as sirenes, discreto e de baixo custo, projetado para ficar dentro das residências e garantir que as mensagens de alerta de risco de segurança cheguem de forma direta e inequívoca aos moradores que vivem próximos às barragens. Ele foi desenvolvido por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANEEL. (ATELIÊ DE NOTÍCIA).
PREJUÍZOS DO MERCADO - Pesquisadores alertam que os produtores de grãos enfrentam perdas cada vez mais pesadas, enquanto consumidores do mundo inteiro já sentem o impacto de preços mais altos. No Brasil, a própria Moratória da Soja teria resultado em um prejuízo estimado de 4 bilhões de reais (aproximadamente 750 milhões de dólares) aos agricultores. Somando todos os efeitos semelhantes nos principais países exportadores de grãos dos BRICS, as perdas anuais não ficariam abaixo de 2,5 bilhões de dólares. O estudo “From Farm to Futures: Competition, Financialization, and Digitalization in Global Grain Value Chains”, elaborado por um grupo de especialistas, aponta que as grandes tradings de commodities agrícolas vêm se transformando em complexos ecossistemas econômicos, acumulando um poder desproporcional e deixando os demais participantes da cadeia produtiva em posição cada vez mais vulnerável. (BLANZ GROUP).
CAFÚ 2026 - Com um movimento estratégico que promete agitar o mercado de automação para portões e reforçar sua presença junto aos seus clientes, a Indústrias Rossi anuncia a contratação do lendário capitão do pentacampeonato, Cafu, como seu novo garoto-propaganda para 2026. A parceria com o bicampeão mundial de futebol, que será o principal rosto da marca ao longo do próximo ano, marca uma ambiciosa fase de investimentos da Rossi, com objetivo de elevar significativamente o valor percebido da marca (Brand Equity) e estreitar laços com todo o seu ecossistema de parceiros. (TRÓPICO COMUNICAÇÃO).
CONQUISTA - A Santa Helena Alimentos, empresa líder nacional no segmento de doces e snacks à base de amendoim, A Santa Helena Alimentos acaba de conquistar o troféu Ouro no POPAI Brasil 2025, na categoria Ecoeficiência, uma das mais prestigiadas premiações dedicadas ao varejo e ao shopper marketing no país. O reconhecimento, concedido por um júri especializado do POPAI — principal entidade global referência em excelência no varejo — reforça o compromisso da companhia com práticas sustentáveis, inovação e soluções de alta performance para o ponto de venda. (AGÊNCIA PUB).
GRUPO HEVO - A Global Eggs, uma das principais líderes na produção de ovos mundial, deu mais um passo na consolidação do setor avícola espanhol ao concluir a compra da Avícola Tratante, uma das produtoras de ovos mais tradicionais da Galícia, fortalecendo a expansão recente do Grupo Hevo. Ao longo dos últimos meses, a empresa incorporou três produtores, Granja Legaria, El Granjero e agora a Avícola Tratante, enquanto avançou no processo de ampliação e atualização de suas unidades. Com isso, passou a operar com centros distribuídos por Guadalajara, Cuenca, Tarragona, Navarra, Biscaia e Pontevedra, reforçando capilaridade e ganho de escala em um mercado cada vez mais competitivo. A incorporação da Avícola Tratante, empresa galega com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, é particularmente relevante para o mercado. O movimento amplia a presença do Grupo Hevo no país, que agora opera centros em Guadalajara, Cuenca, Tarragona, Navarra, Bizkaia e Pontevedra, consolidando sua posição entre os principais produtores avícolas da Espanha.
FUNDAÇÃO - Fundada em 1969 por Don José Vázquez e instalada na localidade de Sixto (Dozón, Pontevedra), a Avícola Tratante se consolidou como uma das empresas mais relevantes do setor avícola galego. Reconhecida pelo selo Galicia Calidade e pelo forte compromisso com o desenvolvimento do meio rural, a companhia combina tradição, qualidade e presença regional. Desde 2024, o grupo vive uma fase mais agressiva de expansão, impulsionada pela entrada do empresário brasileiro Ricardo Faria no comando da holding Global Eggs, que passou a controlar a Hevo. O movimento trouxe capital, visão de longo prazo e uma estratégia de consolidação que vem guiando as operações. A integração de marcas regionais históricas faz parte desse plano: unir estruturas, padronizar processos, modernizar plantas e aumentar eficiência para competir em escala nacional e, no médio prazo, internacional. (AGÊNCIA FR).
LANCHAS FOCKER 188 - Com a aproximação da alta temporada e as previsões de um verão intenso, o mercado náutico brasileiro vive seu momento de aquecimento. O estaleiro Fibrafort, maior fabricante da América do Sul em unidades produzidas, é fenômeno em variados nichos: desde as lanchas mais compactas de 18 pés até as mais imponentes acima de 40 pés. Para quem deseja entrar no mundo da navegação, a barreira financeira e logística costuma ser o principal entrave. É nesse vácuo que a Focker 188 Joy, o menor modelo da marca, se posiciona como líder. Considerada a "primeira lancha" ideal, o modelo de 18 pés desafia a lógica de que barco pequeno precisa ser apertado. O trunfo da engenharia brasileira foi alargar a boca (largura da embarcação). (ROTAS COMUNICAÇÕES).
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook