Marinha demonstra honra às tradições ao celebrar o centenário do Dia do Marinheiro
Coluna Luís Celso Borges - Edição da sexta-feira
Para que uma nação relembre suas conquistas, é necessário que momentos importantes sejam muito bem distinguidos dos cotidianos e, mais ainda, que essas datas jamais sejam esquecidas. Nesse contexto, a Marinha do Brasil (MB) honra suas tradições ao estabelecer uma série de datas magnas que celebram esses momentos, fundamentais para a Força e o País.
Uma delas é 13 de dezembro de 1807, quando nasceu o Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Neste mesmo dia, mas 118 anos depois, a MB homenageou seu Patrono ao estabelecer, para a data, as celebrações do Dia do Marinheiro.
O Aviso nº 3.322, de 1925, instituído pelo então Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar, transformou o Dia de Tamandaré em uma demonstração de civismo dos marujos, de seus propósitos firmes de defesa da Pátria, de amor à bandeira e de culto pelas tradições da Marinha do Brasil. Isso porque o Marquês, também chamado de “Velho Marinheiro”, integra uma importante geração de Marinheiros, guerreiros e estadistas a quem a sociedade brasileira deve sua maior herança: um grande País, rico em recursos naturais, Pátria de uma nação unida por uma cultura e um idioma.

Integra do Aviso de 4 de setembro de 1925, assinado pelo ex-Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar — Imagem: Marinha do Brasil
As qualidades de Tamandaré, comprovadas por suas ações bem-sucedidas, são exemplos não somente para os Marinheiros, mas para os brasileiros de todos os tempos. Relembrá-las é, portanto, um exercício de patriotismo e inspiração.
O texto destaca que todos os militares da MB deverão “envidar todos os esforços para o maior brilhantismo das festividades deste dia”, procurando imprimir-lhes a feição propriamente náutica, tendo em vista que o insigne Almirante nunca deixou de ser Marinheiro, na acepção real do vocábulo, “amando o mar e tudo quanto a ele se refere”.

Almirante Alexandrino Faria de Alencar foi por três vezes Ministro da Marinha (1910, 1918 e 1926) — Imagem: Marinha do Brasil
EM 2025
Assim como há 100 anos, a Marinha do Brasil preparou uma série de comemorações para o Dia do Marinheiro deste ano. A campanha terá como tema “Ser Marinheiro Tem Valor”, e será lançada no dia 6 de dezembro nas mídias sociais e também offline, como painéis de led e outdoors em locais de grande circulação.
Além disso, haverá atividades abertas ao público em todos os nove Distritos Navais da MB: nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
Nas Organizações Militares da Marinha, neste dia também são tradicionalmente concedidas as medalhas Mérito Tamandaré, condecoração que se destina a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. Uma curiosidade é que a fita da Medalha se assemelha à da Medalha da Restauração da Bahia, uma das primeiras que Tamandaré ostentou. Como condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência e exação no cumprimento do dever. Em se tratando de estrangeiros, acresce-se, ainda, a simpatia e afeição pela nação brasileira e sua Marinha; entre os civis, de modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil. (Fonte e fotos: Agência Marinha de Notícias)
Delegação de Camarões fez visita a ANTAQ
Na terça-feira (02) em visita institucional uma comitiva da Delegação de Camarões, liderados pelo Embaixador Martin Agbor Mbeng acompanhado de profissionais do setor portuário. Acompanhando o Diretor-Geral, Frederico Dias o Diretor Vice-Almirante (RM1) Wilson de Lima Filho, puderam apresentar aos representantes o setor portuário brasileiro e o papel da Agência na regulação e fiscalização de atividades. É a ANTAQ sendo uma referência para o país Africano.

A República dos Camarões, cuja a capital é Yaoundé, é um país da região ocidental da África Central, detentora de grande quantidade de recursos naturais.
Os principais portos do país são Douala e o Kribi. O Porto de Douala é o principal do país e o mais movimentado da África Central, servindo como rota comercial para Camarões e países vizinhos como Chade e República Centro-Africana.

Audiência pública sobre a desestatização do rio Madeira
Na manhã da terça-feira (02), Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (ABANI) participou da audiência pública sobre a desestatização do rio Madeira, da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) na Câmara dos Deputados. A iniciativa da audiência da dep. Silvia Cristina (PP-RO) e do dep. Thiago Flores (Republicanos-RO), e contou com a participação de órgãos públicos e entidades privadas, em sua maioria do estado de Rondônia.
A ABANI esteve representada pela sua assessora de relações institucionais Ana Paula Gadotti Franco, CP³P , que manifestou a posição da entidade favorável à política pública do governo federal para as concessões hidroviárias, em particular à do rio Madeira. Na oportunidade, destacou que os serviços da futura concessionária (dragagens, gestão de tráfego, sinalização, etc.) trazem previsibilidade e maior segurança à navegação, gerando maior eficiência e competitividade. Ressaltou também as externalidades positivas para portos locais, indústria naval e carga em geral, promovendo desenvolvimento regional.
A audiência contou também, com intensa participação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil Otto Luiz Burlier da Silveira Filho Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, e pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários representada pelo sr. Eduardo Alves Superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários, que trataram de pontos relevantes dos estudos da concessão da hidrovia e esclareceram dúvidas dos presentes.(Fonte e foto: Ascom/ABANI).

ACONTECIMENTOS EM PAUTA
META PROGRAMADA - A MXP Transportes, empresa especializada em logística e transporte rodoviário, atingiu a meta programada em 30% em receita líquida nas operações em 2025. “O mercado como um todo vem enfrentando um momento de dificuldade diante da situação de instabilidade econômica do país. Mesmo diante deste cenário, nós conseguimos manter a nossa meta programada de 30% de aumento e isso se deu também pelo nosso investimento em tecnologia nos processos logísticos. Isso só foi possível por causa do nosso trabalho incansável em oferecer sempre o melhor para os clientes”, destaca Célio Malavasi, Diretor Executivo da MXP Transportes. (FISCHER COMUNICAÇÃO).
EXPOR ÁFRICA BRASIL - A 2ª edição da Expo África Brasil - Connection, realizada nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025 na Faculdade de Direito da USP, consolidou-se como um dos principais encontros da América Latina voltados à promoção de negócios, investimentos e cooperação estratégica entre o Brasil, países africanos e nações parceiras. Com patrocínio premium do Sebrae e patrocínio diamante da South African Airways e da ApexBrasil, o evento reuniu lideranças públicas e privadas de mais de 10 países. A programação multissetorial incluiu fóruns econômicos, rodadas de negócios B2B, exposições, workshops e visitas técnicas. Ao longo dos três dias, incluindo o pré-evento realizado em 23 de outubro, participaram delegações de países como Guiné-Bissau, Angola, Nigéria, África do Sul, Zimbábue, Etiópia, Gana, Senegal, Moçambique, Benim, Panamá, Congo, além do Brasil. (SI COMUNICAÇÃO).
SABORES - O mês das confraternizações chegou e, como já é tradição, a Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do país, anuncia os sabores escolhidos para dezembro dentro da campanha Bolos do Mês e Salgados do Mês. As combinações, queridinhas dos consumidores, estão com condição especial durante todo o mês nas unidades da marca. (MÁXIMA SP).
ACG - A ACG, líder global em soluções para a indústria farmacêutica e nutracêutica, deu mais um passo em sua estratégia de expansão na América Latina com a realização do “One ACG México 2025”, seu modelo de evento que visa reforçar o posicionamento da empresa como fornecedora integrada de cápsulas, materiais de embalagem, máquinas e soluções de inspeção e rastreabilidade. O encontro ocorreu na Cidade do México, e reuniu 45 representantes de empresas do setor para um dia dedicado a conhecimento técnico e relacionamento. (CRIS MORAES).
BANCO MERCEDEZ-BENS - O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB), líder em financiamentos da marca em todos os segmentos de atuação, anuncia campanhas especiais, em dezembro, para quem quer adquirir um veículo da marca, seja caminhões, vans ou os luxuosos automóveis Mercedes-Benz. As ofertas incluem taxas competitivas, carência de até três meses, prazos estendidos e diferentes modalidades de financiamento, a mais indicada para cada tipo de veículo. Para toda a linha de caminhões zero quilômetro, o Banco oferece financiamento com CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e CDC Decrescente, com taxas a partir de 1,29% ao mês para operações com seguro do veículo e seguro prestamista; 1,34% ao mês, se o comprador optar pela contratação apenas do seguro prestamista; e 1,39% ao mês, se o financiamento for sem a contratação de seguro. (PRINTER COMUNICAÇÃO).
Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo com a cobertura do evento da premiação do PSNA -2025. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook