TCP movimenta 1,5 milhão de TEUs em 2025
Segundo a empresa, feito foi realizado 20 dias mais cedo do que em 2024, ano em que a TCP se tornou o terceiro terminal portuário do país a alcançar este volume de operações
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou a marca de 1,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados ao longo de 2025. De acordo com a empresa, o feito foi realizado 20 dias mais cedo do que em 2024, ano em que a TCP se tornou o terceiro terminal portuário do país a alcançar este volume de operações.
O recorde ocorreu durante a movimentação de cargas no navio porta-contêineres CMA CGM Rodolphe, que possui 299 metros de comprimento (LOA), 48 metros de largura (boca), e capacidade para 9,4 mil TEUs.
Segundo o superintendente institucional e jurídico da TCP, Rafael Stein, o volume movimentado de 1,5 milhão de TEUs ainda em novembro está em linha com as projeções de crescimento de 5% para o ano. “Hoje, a TCP é um eixo fundamental para a corrente de comércio brasileira, pois é o maior terminal portuário em movimentação na Região Sul do país e o terceiro maior do Brasil”, destacou
De acordo com o mais recente balanço, que contempla o período de janeiro a outubro, o Terminal exportou 557,7 mil TEUs, alta de 5% impulsionada pelos embarques de produtos do agronegócio, como carnes e congelados, madeira, feijão e gergelim. No fluxo de importação, o volume chegou a 546,8 mil TEUs, 2% superior ao do ano passado, e que teve os segmentos automotivo, de produtos químicos, de eletrônicos e de maquinário como destaque.
NOVO CALADO OPERACIONAL
Em novembro de 2025, a Portos do Paraná homologou a portaria nº 224/2025, que determinou a ampliação do calado operacional do canal de acesso ao Porto de Paranaguá de 12,80 metros para 13,30 metros para navios porta-contêineres. A medida foi apoiada pelos estudos de simulação contratados pela TCP e conduzidos, em setembro deste ano, no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo estimativa, a ampliação do calado, como é chamada a profundidade entre o ponto mais baixo de uma embarcação até a linha da água, em 50 centímetros traz um aumento de capacidade de transporte equivalente a 400 TEUs cheios por navio. “A conclusão das obras de derrocagem e o aumento da profundidade do calado operacional permitirá que os navios que trafegam pelo Porto de Paranaguá e chegam ao Terminal transportem mais carga por viagem, o que se traduz em maior eficiência para exportadores, importadores e para os armadores. Os resultados desta medida serão observados nos próximos meses e devem impulsionar ainda mais o crescimento das movimentações em 2026”, explicou Stein.
Desde 2024, o calado operacional do canal de acesso ao Porto de Paranaguá já passou por três revisões, passando de 12,10 metros para 13,30 metros. O incremento da profundidade em 1,20 metros representa um aumento de capacidade de 960 TEUs cheios por navio.
Fonte: Redação - Mundo Logistica
Via: Agência Logistica de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook