Tropas e equipamentos do Exército transportados pelo Navio-Aeródromo Atlântico chegam a Belém para a Operação Atlas e a COP 30

Tropas e equipamentos do Exército transportados pelo Navio-Aeródromo Atlântico chegam a Belém para a Operação Atlas e a COP 30
PHoto: Sgt Wanzeler

Belém (PA) – Tropas e equipamentos do Exército chegam a Belém para a Operação Atlas e a COP 30, transportados pelo Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, que atracou em Belém (PA) na quinta-feira (25). A mobilização integra o planejamento do Ministério da Defesa para a Operação Atlas e o apoio à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

Com 208 metros de comprimento – equivalente a um edifício de 40 andares – e cerca de 20 mil toneladas, o NAM “Atlântico” partiu do Rio de Janeiro em 13 de setembro, transportando 1.044 militares, dois cães e 700 toneladas de equipamentos das três Forças: Marinha, Exército e Força Aérea.

Entre os materiais embarcados estão veículos blindados, helicópteros, armamentos e mísseis, empregados em ações estratégicas de defesa nacional. Parte dos equipamentos será descarregada em Belém para apoio à COP 30, enquanto o restante será utilizado em treinamentos da Operação Atlas, na região da Foz do Rio Amazonas.

O NAM ‘Atlântico’ transportou 80 viaturas, sendo 49 viaturas do Exército, 20 da Marinha e 11 da Força Aérea. “Essa operação evidencia a capacidade das Forças Armadas de defender a Amazônia”, afirmou o comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra José Paulo Machado de Azeredo Junior.

A Operação Atlas é um exercício conjunto que visa aprimorar a atuação das Forças Armadas na região amazônica. A chegada do navio e o transporte de grande volume de pessoal e equipamentos reforçam a interoperabilidade entre as Forças e a capacidade de atuação em áreas de difícil acesso logístico. "Realizamos deslocamentos estratégicos para Belém e Manaus, demonstrando a capacidade das Forças Armadas de operar em ambientes com limitações logísticas, sem vias terrestres. Em novembro, estaremos integralmente dedicados à COP 30”, destacou o Contra-Almirante Antônio Braz de Souza, comandante da Força Naval Componente da Operação Atlas 2025.

 

Fonte: ACS/Comando Militar do Norte

Via: Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015