Comando Marajoara traz a Belém o maior exercício cibernético do hemisfério sul

Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo

Comando Marajoara traz a Belém o maior exercício cibernético do hemisfério sul
‘Exercício Guardião Cibernético 7.0’ será realizado no período de 15 a 19 de setembro e representa um marco na proteção das infraestruturas estratégicas do Brasil.

O Comando Operacional Conjunto MARAJOARA, ativado pelo Ministério da Defesa, promove mais um grande treinamento sobre defesa e proteção da Amazônia para a COP 30, desta vez no âmbito cibernético.  O “Exercício Guardião Cibernético 7.0 (EGC 7.0)” será realizado no período de 15 a 19 de setembro, simultaneamente, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, e no Comando Militar do Norte, em Belém. Na capital paraense, o evento ocorre no auditório do Quartel General Integrado (QGI), na Rua João Diogo, 458.

O EGC 7.0 reunirá representantes das Forças Armadas, órgãos governamentais, setor privado e instituições acadêmicas em uma operação conjunta de simulações construtivas e virtuais. O objetivo é testar e aprimorar a capacidade de resposta a incidentes cibernéticos em setores essenciais como energia, comunicações, transportes, saúde, finanças e meio ambiente.

Coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), este é o maior treinamento de defesa cibernética do Hemisfério Sul, colaborando para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e para a pesquisa, desenvolvimento e inovação de Produtos de Defesa (PRODE).

A presença do EGC 7.0 na capital paraense reforça o compromisso do Brasil com a segurança digital e a proteção da Amazônia como patrimônio global. Em 2024, o evento teve a presença de 140 organizações.

Guardião Cibernético

Desde sua primeira edição, em 2018, o Exercício Guardião Cibernético tem crescido em importância e abrangência. Inicialmente focado em setores como o financeiro e nuclear, o evento expandiu para incluir mais instituições e complexidade.

A edição de 2023, por exemplo, contou com mais de 700 participantes e 100 organizações, destacando a integração de esforços entre governo, setor privado e academia para aumentar a resiliência cibernética brasileira. A cada edição, o exercício demonstra a crescente maturidade das instituições brasileiras para lidar com incidentes cibernéticos, reforçando a importância do trabalho colaborativo na proteção das infraestruturas críticas do país

SERVIÇO

Exercício Guardião Cibernético 7.0 (EGC 7.0) 

Data: 16 de setembro de 2025

Hora: às 10h.

Local: Quartel General Integrado (Belém-PA), Rua João Diogo 458. 

Porta-voz: General de Divisão Correa Filho, Comandante de Defesa Cibernética. (Fonte e fotos: Informações à imprensa: Tenente Thaís Rezende (91) 98050-7398 / Tenente Anna Cristina (91) 98304-0553.)

ANTAQ realiza tomada de subsídios sobre procedimento de disponibilidade de embarcação brasileira

 A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), na terça-feira (09), o processo de tomada de subsídios para tratar dos procedimentos de consulta ao mercado da disponibilidade de embarcação brasileira. 

A participação social é aplicável às solicitações de autorização para o afretamento de embarcação estrangeira na navegação de cabotagem, nas modalidades por espaço e por viagem. As contribuições podem ser enviadas até o dia 8 de outubro de 2025.

O objetivo é obter contribuições, subsídios e sugestões referentes ao relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) preliminar desse tema, que está incluído na Agenda Regulatória 2025/2028. 

Essa é a primeira vez que a Agência promove participação social para um relatório de AIR. Essa iniciativa é uma inovação de boas práticas regulatórias previstas no Manual da Agenda Regulatória da ANTAQ.

A participação social permitirá o aprimoramento dos fundamentos que subsidiarão o aperfeiçoamento dos instrumentos regulatórios relacionados aos procedimentos de circularização e bloqueio aplicáveis ao afretamento de embarcações estrangeiras por viagem ou por espaço na cabotagem.

As medidas propostas no relatório de AIR visam conferir maior previsibilidade aos agentes econômicos, ampliar a efetividade da fiscalização, qualificar a atuação da Agência em situações de controvérsia e fornecer dados mais confiáveis ao processo regulatório, considerando as dinâmicas atuais dos mercados de cabotagem e de afretamentos.

A atualização também é necessária para que os procedimentos de consulta de disponibilidade de embarcação brasileira estejam alinhados aos aperfeiçoamentos trazidos pela Lei 14.301/2022, BR do Mar.

Também será realizado um webinário ao vivo para a apresentação técnica do relatório de AIR, em data e horário a ser publicado em breve. O evento será gravado e disponibilizado no site da ANTAQ, na área de participação social dedicada à Tomada de Subsídios.

Contribuições

Mais informações sobre a tomada de subsídios estão disponíveis neste link.

As contribuições poderão ser dirigidas à ANTAQ a partir do dia 09 de setembro de 2025 até as 23h59 do dia 08 de outubro de 2025. Os envios devem ser realizados exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no site da autarquia. Para o envio de imagens digitais, tais como mapas, plantas e fotos devem ser encaminhados para o e-mail: srg@antaq.gov.br.

Caso o interessado não disponha dos recursos necessários para o envio da contribuição por meio do questionário eletrônico, poderá fazê-la utilizando o computador da Secretaria-Geral - SGE, desta Agência, no caso de Brasília, ou nas suas Unidades Regionais, cujos endereços se encontram disponíveis no sítio da ANTAQ. (Fonte: ACC/ANTAQ)

NA LOGÍSTICA 2025

A edição setembro/outubro da MundoLogística traz um olhar aprofundado sobre como a Inteligência Artificial está transformando a logística e o Supply Chain.

Olha só:

  • James Barroso explora o uso de agentes de IA aplicados à logística;
  • Marco Antonio Oliveira Neves mostra a revolução no transporte de cargas;
  • Ricardo Ruiz Rodrigues reforça que IA é também aprendizado organizacional;
  • Selene Silvestri, do MIT, alerta: “IA não pode ser uma caixa-preta”;
  • Ana Paula Blanco e Euler Faria analisam a IA como alavanca de valor;
  • Douglas Tacla e Denise Pereira de Carvalho apresentam a visão da Maersk para reinventar a logística;
  • E Paulo Tavares alerta para os riscos do hype e a importância de decisões estratégicas.

Guia completo: Logística do Futuro
Tudo que você precisa saber para aproveitar o maior evento de logística do Brasil

Outros destaques da edição:

  • Logística e a energia solar no Brasil
  • Do fisco ao foco no cliente
  • Coluna Lean: Gestão visual na logística
  • Coluna PLVB: Tendências da sustentabilidade na logística global (Fonte: Mundo Logística)

ACONTECIMENTOS

ROADSHOWS 2025 - “O vinho é um produto que une as pessoas. Na Itália, representa uma cultura milenar que também é sinônimo de família unida, como é o caso da minha própria que também inclui vinicultores. Por isso, agradeço à Agência ICE e à Milanez & Milaneze por organizar esse evento aqui na capital mineira.” A afirmação foi feita pela cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoleta Gomiero, no encerramento da edição 2025 dos roadshows I Love Italian Wines, realizado na tarde do (12/9), no Hotel Fasano. O evento já ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo.

QUADRICICLOS - O setor de veículos off-road está em plena ascensão e deve atingir a impressionante marca de US$ 20,46 bilhões até 2029, conforme a Mordor Intelligence. Esses veículos, que antes eram exclusivamente associados ao lazer, agora são essenciais em diversas atividades profissionais, especialmente na agricultura, onde se destacam por sua capacidade de percorrer longas distâncias e otimizar o transporte.

ENGENHEIRO DA USP - Um sistema criado por um engenheiro formado pela USP promete revolucionar o saneamento básico no Brasil. A MicroETE Aeko é uma microestação de tratamento de esgoto que funciona por gravidade, sem depender de energia elétrica, tem manutenção mínima e alcança até 95% de eficiência. A solução foi desenvolvida para atender comunidades rurais e isoladas, oferecendo uma alternativa prática, acessível e em conformidade com a nova norma técnica brasileira.

CONEXÃO SÃO PAULO X PARIS - No dia 16 de setembro, às 11h30 (horário de Brasília), o Latam Retail Show sponsored by IBM protagoniza um dos momentos mais relevantes do ano para o varejo global: um painel inédito transmitido simultaneamente entre São Paulo e Paris, conectando a principal plataforma de conteúdo de varejo e consumo da América Latina com a primeira edição da NRF Europa. O evento brasileiro será realizado de 16 a 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

TRATAMENTO - Reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar animal, a Elanco Brasil é patrocinadora Platinum do I Encontro Internacional das Associações Veterinárias ABVHMT e ABPCV, que acontece hoje e amanhã, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater avanços em Hematologia e Patologia Clínica. Como parte da programação científica, a Elanco promoverá a palestra “Gerenciamento do apetite e da anemia no gato com DRC. O que há de novo?”, ministrada pelo médico-veterinário Alexandre G. T. Daniel (MV. MSc. DSc. Dipl. ABVP), amanhã, sábado (13), às 15h20.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. DEUS É BOM.

Via: Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 3212 1015 – (91) 98112 0021