Círio de Nazaré 2025: Marinha conduz Romaria Fluvial em Belém/PA

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

Círio de Nazaré 2025: Marinha conduz Romaria Fluvial em Belém/PA
38ª edição do evento reuniu milhares de fiéis; não houve registro de incidentes. Photo: Marinha do Brasil.

Na manhã do sábado (11), o Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, da Marinha do Brasil (MB), conduziu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, nas águas da Baía do Guajará, em Belém (PA), durante a 38ª edição da Romaria Fluvial. A procissão das águas é uma das 14 romarias oficiais que compõem o Círio de Nazaré, uma das maiores festividades religiosas do mundo.

A Romaria Fluvial teve início às 9h, no Trapiche do Distrito de Icoaraci, quando a Imagem foi recebida a bordo. De acordo com estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, cerca de 50 mil pessoas acompanharam a Romaria a bordo de embarcações e nas margens da Baía. O percurso, de 10 milhas náuticas (cerca de 18,5 quilômetros), encerrou-se na Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, centro da capital paraense. Neste local, a Imagem Peregrina foi retirada do NHo “Garnier Sampaio” e prosseguiu para a Moto Romaria.

Responsável pela garantia da segurança da navegação e pela proteção da vida humana durante o evento, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental recebeu as inscrições de 179 embarcações para a Romaria, desde motos aquáticas até ferryboats. Cada embarcação inscrita foi submetida à inspeção da Autoridade Marítima, que verificou documentação, equipamentos de salvatagem e demais requisitos de segurança. Não houve registro de incidentes.

Para compor o aparato logístico e prevenir acidentes durante o cortejo, a MB mobilizou 300 militares, que verificaram os limites de passageiros nas embarcações, o uso dos equipamentos obrigatórios, a idade mínima para tripular determinados tipos de embarcação, a presença de materiais explosivos e combustíveis, dentre outros fatores de risco. (Fonte e fotos: Agência Marinha de Notícias).


O QUE ACONTECEU COM O PRÉDIO DA EMMPA            

Ao falar com orgulho desta instituição de ensino centenária, é motivo de orgulho para todos que por lá passaram, e seguiram seus caminhos conhecendo lugares diferentes, cruzando oceanos, vivendo os perigos das tormentas, elevando ainda mais com orgulho o nome do nosso Brasil. Hoje seria mais um dia, para festejarmos o aniversário da nossa querida escola, que fosse a mais simples, mas que bem comemorado, infelizmente um certo almirante desconhecendo o valor histórico, não é digno para ser chamado de patriota, os pobres pedreiros que colocaram ao chão aquilo que foi por muito tempo, a responsável por formar homens íntegros de verdade, cada tijolo jogado ao chão representando uma facada pelas costas a ausência de milhares de oficiais que dali saíram com o peito cheio de orgulho e foram vencer na vida, doar seu sangue e suor dentro de um navio, hoje em seu berço EMMPA, podemos contemplar com tristeza, um simples pedaço de terra, coberto por grama. (Texto: José Sergio – Faraó).

60 horas à deriva: Marinha resgata cinco pescadores no litoral do Pará

Na segunda-feira, 13 de outubro, a Marinha do Brasil atuou no resgate de cinco pescadores cujo barco naufragou em mar aberto, à altura do município de Vigia (PA), a cerca de 160 quilômetros de Belém (PA). Um dos pescadores, em estado de desidratação severa, precisou ser resgatado por um helicóptero Super Cougar, do Esquadrão HU-41 da Marinha. O homem, de 38 anos, foi encaminhado para um hospital na capital paraense e segue em observação.

O barco pesqueiro havia saído do município de São João de Pirabas, no litoral paraense, na última quinta-feira, dia 9 de outubro, às 10h, com seis homens a bordo. De acordo com o relato dos tripulantes, um dos pescadores teve problemas de saúde e desembarcou no dia seguinte, no município de Maracanã (PA). Os demais seguiram viagem até que, por volta das 19h50 de sexta-feira (10), a embarcação emborcou com a força das ondas.

Resgate dos pescadores pelo navio petroleiro (Photo: Marinha do Brasil)

Os náufragos permaneceram em cima de boias de pesca por cerca de 60 horas (dois dias e duas noites), até que, às 8h do dia 13 de outubro, segunda-feira, tripulantes do navio petroleiro “Champion Pomer”, de bandeira das Ilhas Marshall, avistaram os cinco pescadores, os resgataram do mar e acionaram o socorro da Marinha.

Além do pescador que precisou de resgate aéreo, os outros quatro tripulantes do barco pesqueiro, com idades entre 36 e 43 anos, chegaram à Base Naval de Val de Cães, em Belém, na noite da segunda-feira (13), a bordo do Navio-Patrulha “Guarujá’’, onde receberam suporte médico durante todo o traslado. (Fonte: ACS/Com. 4º DN).

Chegada de pescador à Base Aérea de Belém (Photo: Primeiro-Tenente Jônatas Hisamitsu)

ACONTECIMENTOS

TRANFORMAÇÃO - O setor de transporte de cargas está passando por transformações. Durante décadas, o modelo tradicional de entregas seguia uma linha simples: o recebimento do pedido, separação, transporte e entrega ao cliente. Embora funcional, esse formato enfrenta hoje desafios que comprometem a agilidade e a competitividade das operações. “Esse modelo linear cumpre sua função básica, mas traz limitações como falta de visibilidade, alto tempo de resposta e custos operacionais elevados”, explica Stefanie Menardo Pires, líder Comercial e de Marketing da MXP, empresa especializada em soluções logísticas inteligentes.

IMPORTAÇÃO - O Banco Mundial projeta crescimento global de 2,3% em 2025, enquanto a OMC prevê queda de 0,2% no comércio internacional, impactado por tarifas e incertezas regulatórias. No Brasil, as importações atingiram US$ 135,8 bilhões no primeiro semestre, alta de 8,3% em relação a 2024, segundo a AEB. A CNI aponta maior pressão sobre a indústria pela entrada de manufaturados e pelos efeitos das tarifas dos EUA. 

CAMPANHA - A Rovensa Next Brasil acaba de lançar sua nova campanha institucional: “Biossolucione a Agricultura”, que propõe um novo olhar sobre a forma de produzir alimentos. A iniciativa nasce com foco no agricultor e nas transformações que vêm redefinindo o agronegócio mundial: de um lado, o desafio de aumentar a produtividade diante das mudanças climáticas, pragas, doenças e da pressão dos custos de produção; de outro, a cobrança crescente dos consumidores por alimentos mais saudáveis e produzidos com respeito ao meio ambiente.

6º EDIÇÃO - No dia 25 de novembro o CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura - órgão da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil -  promoverá a 6ª edição do Liberdade para Empreender para discutir o tema “On-line/Off-line – Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso”. Realizado no Clube Atlético Monte Líbano (SP), das 8h às 19h, o encontro reunirá especialistas em gestão, liderança, comportamento, psicologia e bem-estar que falarão sobre os desafios e oportunidades de empreender e viver com qualidade em um mundo cada vez mais tecnológico.

UNIDADE - A Embraco, marca da Nidec Global Appliance, divulga o lançamento de uma unidade condensadora de alta capacidade para refrigeração comercial, ampliando seu portfólio de produtos para o Brasil e a América Latina. Com o nome Andes+, a solução foi desenvolvida para equipar câmaras frias de produtos congelados e resfriados, bem como resfriadores de leite, tendo como principais usuários finais restaurantes, padarias, mercados, indústrias de laticínios e estabelecimentos da área médica. 

IFPA - A International Fresh Produce Association (IFPA) iniciou sua campanha de sazonalidade da uva com o objetivo de estimular o consumo da fruta e reforçar sua presença no dia a dia dos brasileiros. Segundo Valeska Ciré, gestora da IFPA no Brasil, a iniciativa é estratégica para ampliar a visibilidade da uva no mercado: “Queremos mostrar ao consumidor brasileiro a versatilidade e os benefícios da uva, reforçando que a fruta está com qualidade e preços excelentes e deve fazer parte da rotina alimentar.”

MAQUINÁRIOS - O segmento de consórcio de máquinas agrícolas assumiu, pela primeira vez, a liderança entre os veículos pesados no Brasil, ultrapassando os caminhões na preferência dos produtores rurais. O resultado reflete o fortalecimento do agronegócio e o aumento do interesse por alternativas de investimento mais acessíveis e planejadas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), referentes a julho de 2025, o consórcio de máquinas agrícolas passou a representar 51% das cotas ativas, superando os caminhões, com 41%, e outros equipamentos, com 8%. 

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna vilta na sexta-feira. DEUS É BOM


Por: Luis Celso Borges – Agência Logística de Notícias

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