Brasil e Canadá fortalecem cooperação em normas para apoiar o comércio e a sustentabilidade
A parceria amplia o uso de normas internacionais em áreas como ESG, transformação digital e comércio exterior.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Conselho de Normas do Canadá (SCC) assinaram nesta quarta-feira, 8 de outubro, em Kigali, Ruanda, durante a ISO Annual Meeting 2025, um novo acordo de cooperação que amplia o uso prático das normas internacionais para ajudar ideias a se expandirem, cadeias de suprimentos a operarem de forma integrada e empresas a alcançarem novos mercados.
Firmado pela primeira vez em 2018 e renovado em 2022, o acordo aprofunda o trabalho conjunto em áreas nas quais as normas geram resultados concretos para as pessoas e para a economia — entre elas, os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG), as normas sensíveis a questões de gênero e a transformação digital. A cooperação também prevê troca de informações, compartilhamento de boas práticas e realização de reuniões técnicas, de modo a alinhar de forma mais eficaz a atuação dos dois organismos em temas de normalização internacional.
Para o presidente da ABNT, Mario William Esper, a renovação do acordo representa um passo importante para a competitividade e a integração internacional do Brasil.
“Este novo acordo fortalece a integração do Brasil ao sistema internacional de normalização, ajudando nossas empresas a se alinharem a requisitos globais, reduzirem barreiras técnicas e ampliarem suas exportações. Trabalhar ao lado do SCC permite à ABNT promover inovação, sustentabilidade e competitividade que beneficiam toda a sociedade”, destaca Esper.
“Ao mesmo tempo, essa parceria reforça o compromisso do Brasil com o uso das normas internacionais como motor de transformação digital e de desenvolvimento sustentável. Juntos, estamos construindo pontes que conectam economias, fortalecem a confiança e criam oportunidades de crescimento inclusivo”, completa o brasileiro.
De acordo com Chantal Guay, diretora executiva do Conselho de Normas do Canadá, o objetivo da cooperação é gerar benefícios concretos para empresas e cidadãos dos dois países. “Nossa cooperação com a ABNT tem a ver com impacto. Ao trabalharmos juntos em normas internacionais, ajudamos empresas a se conectarem a mercados, aprimoramos a confiabilidade das cadeias de suprimentos e apoiamos um crescimento sustentável que as pessoas percebem em seu dia a dia”, afirma Chantal.
A ABNT e o SCC também atuarão de forma coordenada em fóruns regionais e internacionais, como a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), a Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT) e o Fórum dos Comitês Nacionais da IEC das Américas (FINCA). O acordo estabelece uma base sólida para o fortalecimento do comércio bilateral por meio da normalização, incluindo workshops e simpósios técnicos sobre temas de interesse comum.
O novo acordo complementa objetivos comerciais mais amplos, incluindo esforços para reduzir barreiras técnicas ao comércio no contexto das negociações em curso entre Canadá e Mercosul. Trata-se, atualmente, do único acordo de cooperação firmado pelo SCC na América do Sul, o que evidencia o impacto estratégico da colaboração entre Brasil e Canadá.
Fonte: LAURO DA ROCHA
lauro@novoselo.com.br
Via: Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015
Comentários (0)
Comentários do Facebook