Governador do Pará é agraciado com a Ordem do Mérito Naval, em Belém/PA
Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

O Governador do estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho, recebeu, na quarta-feira (16), a comenda da Ordem do Mérito Naval no Grau de Grande Oficial, concedida pela Marinha do Brasil. A imposição da honraria ocorreu em cerimônia apartada, na sede do Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA).
Durante o evento, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista, afirmou que a Imposição da Ordem do Mérito Naval materializa o trabalho cooperativo do chefe do Poder Executivo do Pará em prol da Marinha do Brasil e o transbordamento da sua percepção sobre a importância do trabalho da Marinha.
Em seu discurso, o Governador agradeceu aos esforços da Marinha na preparação para a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano. Além da atuação em atividades de defesa e segurança, a Marinha disponibilizará leitos para acomodar delegações, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. "Nós, paraenses, reconhecemos os nossos rios como nossas ruas, que representam, logisticamente, o ir e vir de nossa sociedade, como, também, o abastecimento de nossa região. A Marinha tem cumprido papel estratégico para o crescimento da Amazônia e para o desenvolvimento do estado do Pará", afirmou. (Fonte e fotos: ACS/Com4ºDN).
ANTAQ aprova contribuições da audiência pública que trata do arrendamento do terminal NAT01
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a análise das contribuições da Audiência Pública 01/2025, que trata do aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de certame licitatório para o arrendamento do terminal NAT01.
O projeto, deliberado durante a Reunião Ordinária Virtual da última semana, será encaminhado para o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e depois seguirá para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
A área, localizada no Porto de Natal (RN), é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente minério de ferro. O prazo do arrendamento é de 15 anos com possibilidade de prorrogação.
No total, no período de audiência pública, foram recebidas 34 contribuições. A participação social aconteceu entre fevereiro e abril de 2025 e a sessão pública foi realizada em 25 de março de 2025.
Dentre as sugestões que foram acatadas, destacam-se o ajuste na poligonal da área de 20.251,32 m² para 20.368,15 m² e a aquisição de uma máquina varredeira para o terminal. Todas as contribuições recebidas e mudanças feitas no projeto estão disponíveis no: site da Agência. (Foto e fonte: ACSC/ANTAQ).
Maersk - Terminal Norte no Porto de Callao
O Peru comemora um importante marco no desenvolvimento da infraestrutura portuária com a inauguração da Fase 3A da modernização do Terminal Norte no Porto de Callao. Liderado pela APMTerminals Callao em parceria com o Estado peruano, este investimento de US$ 95 milhões marca um salto significativo de capacidade e posiciona Callao como o terminal de descarga de grãos mais rápido da América do Sul, em apoio às indústrias de alimentos, aves e nutrição animal do Peru.
12 silos verticais de última geração mais do que triplicam a capacidade de armazenamento de grãos de Callao de 25.000 para 85.000 toneladas, enquanto dois novos descarregadores contínuos de navios (CSU) de alta capacidade aumentam as velocidades de descarga de 900 para 1.300 toneladas por hora - reduzindo drasticamente os tempos de resposta dos navios e melhorando a prestação de serviços.
Em um movimento histórico para a equidade de gênero, as novas CSUs serão operadas inteiramente por funcionários do sexo feminino - ressaltando a dedicação da APM Terminals à inclusão em indústrias tradicionalmente dominadas por homens.
A modernização do Terminal Norte faz parte de um contrato de concessão mais amplo de seis fases entre a APM Terminals Callao e o governo peruano, com um compromisso total de investimento de US$ 1,2 bilhão. (Foto e fonte: A.P. Moller-Maersk)
ACONTECIMENTOS
CREDICITRUS NA 26ª COOPERCITRUS EXPO - Visite o estande da Credicitrus montado em um espaço de 400 m² dentro da Feira de Negócios. Um local totalmente preparado pela Cooperativa para receber seus cooperados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A equipe da Credicitrus está pronta e preparada a ajudar o agricultor na tomada de decisão com linhas de créditos específicas para custeio, investimento e comercialização. Seja no plantio, colheita e venda da produção, a Cooperativa está sempre ao lado dos produtores rurais. No estande da Credicitrus empresas cooperadas podem expor seus produtos e marcas em um espaço itinerante e inovador cedido à divulgação. Cacau Show, Óptica Visage, Radiotanque, Ralston e ApisVida, estão entre os expositores participantes até agora.
CARBO VARP - O aumento de biodiesel no diesel, de 14% para 15%, a partir de agosto, pode agravar a eficiência dos caminhões que rodam no Brasil. Apesar dos benefícios da medida para o meio ambiente, conforme decisão anunciada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o biodiesel gera um aumento significativo do acúmulo de resíduos na câmara de combustão. Diferentemente do diesel, o biodiesel contém até 12% de oxigênio na composição, em função da matéria prima usada na fabricação, óleos vegetais e gorduras animais.
M. DIAS BRANCO - O movimento crescente das plataformas de comércio eletrônico para itens do dia a dia se mantém. Acompanhando a tendência e com o objetivo de fortalecer sua atuação no e-commerce, a M. Dias Branco anuncia a abertura das vendas de Jasmine e FIT FOOD na Amazon. Com 35 anos de história, Jasmine é pioneira na fabricação de produtos saudáveis, sendo a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Na categoria, a marca conta com a linha premium lowcarb incluindo a surpreendente variação salgada, além de granolas mini em porções individuais. Agora, consumidores de todo Brasil poderão comprar Granolas, Cookies e Pães de Forma, entre outros itens, com mais facilidade.
ABIMETAL-SICEREL - As importações de produtos de aço processado continuam em trajetória de alta e acendem um alerta para o setor. De acordo com levantamento da Abimetal-Sicetel (Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço e Sindicato Nacional da Indústria Processadora de Aço) - entidade representativa do segmento no país - as compras externas desses itens cresceram 25,9% em volume e 14,1% em valor no acumulado de janeiro a junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço, impulsionado principalmente por produtos originários da China, pressiona a indústria nacional e reforça a necessidade de medidas de defesa comercial.
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. “Deus é bom – Em todo tempo”
Via: Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 – (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook