“Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” promove integração e inclusão social no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas
Coluna Luís Celso Borges - Edição de quarta-feira

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou, recentemente, o evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, uma iniciativa voltada para aproximar a Família Naval e membros da sociedade civil da rotina dos militares da Marinha do Brasil. A atividade teve como objetivo apresentar aspectos da vida militar, reforçar os laços institucionais e promover a inclusão social, especialmente com a participação de crianças com necessidades especiais, que puderam vivenciar de forma lúdica e interativa o ambiente militar.
O evento contou com uma programação diversificada, que incluiu equoterapia, passeios em viaturas militares, oficina de sobrevivência na selva, com demonstrações de técnicas e contato com frutas e animais regionais, além da pista de cabos, atividades com botes na piscina e a aguardada apresentação dos “Cães de Guerra”.
O encerramento foi marcado por um almoço singular, ao som de um repertório especialmente preparado pela Banda de Música do Comando do 4ºDistrito Naval, proporcionando um momento de confraternização e integração entre militares, familiares e convidados.
O Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) David Teixeira Antunes, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento dos vínculos da Marinha com sua família e a sociedade: “Hoje estamos vivenciando aqui no 2ºBtlOpRib um evento especial voltado para a inclusão social em um ambiente agradável e divertido, onde estamos compartilhando algumas das atividades realizadas pelos nossos Fuzileiros Navais e Marinheiros. Este evento demonstra principalmente o compromisso da Marinha com a responsabilidade social e o cuidado com a nossa gente”
Ao término do evento, as participantes receberam um certificado de participação, com uma foto de lembrança da experiência no ambiente militar, onde tiveram a oportunidade de participar de atividades que fazem parte da rotina diária dos militares.
O evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” demonstrou, mais uma vez, o papel da Marinha do Brasil não apenas na defesa da Pátria, mas também na valorização de seus integrantes, no acolhimento da Família Naval e no incentivo a práticas que contribuem para uma sociedade mais inclusiva e solidária.
DIA DO CAMINHONEIRO
O “Dia do Caminhoneiro” é comemorado em 16 de setembro, uma data oficializada pela Lei nº 11.927/2009 para reconhecer a importância da profissão para a economia brasileira. Embora seja uma data oficial, o dia 25 de julho (Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas) e o dia 30 de junho (Dia do Caminhoneiro em São Paulo) também são datas simbólicas e tradicionais de homenagem à categoria. O Dia Nacional do Caminhoneiro é a data oficial, instituída por lei federal para homenagear esses profissionais que conectam o país e movimentam a economia.
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratório em São Tomé e Príncipe
A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que concluiu a aquisição de 27,5 % de participação no bloco 4, localizado em São Tomé e Príncipe, na África. Com essa aquisição, a Petrobras passa a integrar o consórcio do referido bloco, composto pela Shell, operadora do ativo (30%), além de Galp (27,5%) e ANP-STP (15%).
A Petrobras atua em São Tomé e Príncipe desde fevereiro de 2024, quando adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11.
A operação reforça a atuação exploratória da Petrobras no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio, e está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria.
A aquisição do bloco 4 em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos de governança da companhia e está conformidade com o Plano Estratégico 2025-2029. (Fonte: Agência Petrobras).
Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega em Curitiba com programação gratuita
A Petrobras vai promover a popularização do futebol feminino em Curitiba. A companhia traz para a cidade a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, uma exposição itinerante que estará entre os dias 15 a 21 de setembro, na Rua da Cidadania do Boqueirão/ Carmo Praça Nossa Senhora do Carmo - Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 - Boqueirão - Curitiba - PR.
A visitação é gratuita, conta com um caminhão estilizado e diversas atividades para o público, como ativações digitais e presenciais, ações de comunicação digital e iniciativas em escolas, praças e projetos sociais. (Confira a programação da Caravana do Futebol Feminino Petrobras em Curitiba).
Até dezembro de 2025, o projeto itinerante percorrerá 24 municípios, em 12 estados e no Distrito Federal, promovendo o esporte com atividades digitais e presenciais por onde passar. A ideia é mobilizar a população para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027, propagar o futebol feminino, aproximando o público dessa modalidade e incentivando as meninas a se inserirem no esporte. A Petrobras é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. A Caravana contempla passagens pelas cidades de Duque de Caxias, Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília, onde está previsto o encerramento em dezembro. A previsão é impactar mais de 30 mil pessoas presencialmente. (Fonte: Agência Petrobras).
ACONTECIMENTOS
POSSE – Foi na terça-feira (16) às 187 horas. A cerimônia de posse do novo Diretor-Geral Frederico Dias, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários, (ANTAQ). Matéria completa na coluna de domingo.
JURAMENTO – Será nesta quinta-feira (18), a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional do Estágio de Adaptação e Serviço e Estágio de Serviço Técnico para Oficiais – 1º Fase, a ser realizado no Salão Nobre do Clube Albatroz em Belém/PA. O colunista foi convido pelo CF (FN) David Teixeira Antunes, Comandante do 2º BtlOpRibib.
ACORDO - Após duas décadas de negociações, o Parlamento Europeu aprovou, na última semana, o aguardado acordo comercial entre Brasil e União Europeia. A expectativa é que a ratificação aconteça em dezembro, destravando um mercado de mais de 450 milhões de consumidores e impactando setores-chave da indústria brasileira, como alimentos, cosméticos, químicos e insumos tecnológicos.
AGROINDUSTRIA - Empresas brasileiras da agroindústria que buscam inovar vivem uma escassez crítica de profissionais sênior e especializados em tecnologia da informação. A baixa oferta de talentos, somada à limitação estrutural dos alguns departamentos, com expertise voltada majoritariamente para o recrutamento de perfis do agro e da indústria, tem criado gargalos relevantes em projetos estratégicos, atrasando implementações de sistemas e dificultando o avanço digital de médias e grandes empresas.
WHATSAPP - Para especialistas em canais de atendimento, o que antes era apenas um meio informal de contato agora ganha papel estratégico: cada vez mais empresas estão automatizando processos, organizando suas operações e vendendo diretamente pelo aplicativo. Segundo relatório da Opinion Box, 82% dos brasileiros já utilizam o WhatsApp para se comunicar com empresas, e 60% afirmam já ter feito compras pelo app. Não é à toa que o número de negócios que usam a versão empresarial — o WhatsApp Business — também cresceu: o Brasil é um dos maiores mercados do mundo para a solução. Cerca de 70% das empresas brasileiras já usam o app como parte de suas estratégias de marketing, vendas e relacionamento, segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2024, da RD Station.
CÂMBIO - A guerra tarifária entre Estados Unidos e China, que em 2025 já elevou tarifas acima de 100% em alguns produtos, somada à volatilidade do dólar, aumentou a pressão sobre os exportadores brasileiros. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 57% das empresas que venderam ao exterior em 2024 relataram dificuldades com o câmbio, o que tem levado muitas a repensar sua estratégia global.
ENTREGAS - Falhas em processos fiscais, como as relacionadas ao Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), são responsáveis por até 15% dos atrasos nas entregas em operações interestaduais, segundo dados do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Para o CEO da Emiteaí, Ewerton Caburon, a gestão defasada e manual da GNRE trava as entregas.De acordo com a empresa, o imposto, criado para a arrecadação do ICMS em operações interestaduais, tem se tornado um dos principais gargalos da logística nacional.
SETOR PORTUÁRIO - O Projeto de Lei 733/25, que propõe um novo marco regulatório para o setor portuário brasileiro, visa substituir a Lei 12.815/13 e atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados. Por isso, associações patronais e federações de trabalhadores do setor assinaram um Memorando de Entendimentos que formaliza um consenso sobre aspectos trabalhistas da legislação. De acordo com a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), o acordo reúne propostas conjuntas e resulta de uma série de negociações pautadas pelo diálogo e pelo compromisso com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro.
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. DEUS É BOM.
Via: Agência Logística de Notícias
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