Santander expande operação de pagamentos recorrentes por meio do Pix automático

Santander expande operação de pagamentos recorrentes por meio do Pix automático

Desde de segunda-feira,16 de junho, o Santander expandiu sua operação de pagamentos recorrentes por meio do Pix Automático para todos os seus clientes, pessoas físicas e jurídicas. A funcionalidade marca uma nova etapa nos pagamentos recorrentes no Brasil, com o objetivo de expandir o uso do Pix, oferecendo uma evolução do débito automático tradicional, promovendo maior simplicidade, segurança e menos burocracia.

Para clientes pessoa física, o processo é simples: o usuário recebe uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes enviada pela empresa contratada. Se aceita, a autorização é feita diretamente no app do Santander. A partir daí, os débitos ocorrem automaticamente nas datas acordadas, sem a necessidade de confirmação para cada transação. O cliente pode cancelar ou alterar a autorização a qualquer momento, com total controle sobre os pagamentos.

As empresas, por sua vez, poderão utilizar o Pix Automático para receber pagamentos periódicos. Independentemente do porte, basta enviar propostas de adesão aos seus clientes, que, após a aceitação, autorizarão o recebimento automático dos valores. Desde novembro de 2024, o Santander vem testando a solução com clientes pessoa física como pagadores e empresas como recebedoras, abrindo caminho para uma implementação em larga escala.

Com o lançamento oficial pelo Banco Central, o Santander agora oferece a funcionalidade de forma completa e integrada a todo o ecossistema financeiro. “Fomos pioneiros no lançamento do projeto piloto do Pix Automático para nossos clientes pessoa física e demos mais um passo rumo à sua consolidação no mercado. Nosso objetivo é garantir liberdade e eficiência na realização de pagamentos recorrentes, por meio de uma experiência simples, confiável e sem burocracia”, afirma Izabella Belisario, Diretora de Pagamentos e Serviços Pessoa Física do Santander Brasil.

A solução pode ser usada para pagar contas mensais como luz, água, internet, mensalidades escolares e serviços de assinatura, desde que o cliente as autorize previamente. Entre as principais vantagens para os clientes pessoa física do Santander estão a transparência e o controle: é possível acompanhar todas as etapas do processo — da autorização à confirmação do pagamento — com notificações em tempo real. Caso não haja saldo ou a transação falhe, o cliente é notificado imediatamente. Também é possível cancelar autorizações, definir um valor máximo por cobrança e gerenciar todas as autorizações em um espaço exclusivo no app do banco. “O lançamento antecipado da solução pelo Santander visa oferecer mais conforto e facilidade às empresas, já que, em ambiente de testes, elas podem adaptar a funcionalidade do Pix Automático ao seu ambiente e ajustar as necessidades processuais e operacionais antes do lançamento oficial. O Banco já conta com mais de 50 empresas aderentes à solução, com potencial para 150 milhões de pagamentos mensais”, explica Paulo Duailibi, Diretor de Produtos Corporativos do Santander.

Segundo a Febraban, cada brasileiro paga, em média, quatro contas por mês. Somando os clientes pessoa física e jurídica do Santander, são mais de 3,6 bilhões de contas emitidas por ano, o que destaca o potencial do Pix Automático como uma alternativa moderna, segura e eficiente para a gestão de pagamentos recorrentes. Com o início da operação em larga escala, o Santander amplia o acesso a uma das principais inovações do ecossistema Pix, contribuindo para a evolução dos meios de pagamento e para a simplificação da vida financeira de consumidores e empresas.

Fonte: Kaue Diniz - Relações com a Imprensa | Comunicação

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