Praça da Bandeira de Belém/PA ganha nova vida: projeto de revitalização com Exército e Prefeitura terá etapa para COP 30 e reabertura total em 2026
Coluna Luís Celso Borges - Edição de sexta-feira

No dia 18 junho de 2025, foi publicado, no Diário Oficial do Município nº 15.214, Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Belém e o Comando Militar do Norte (CMN), no contexto do “Programa Adote uma Praça”, objetivando a execução e a manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, bem como a conservação da Praça da Bandeira.
A partir da assinatura do termo, o CMN assumiu a responsabilidade pela conservação e pela zeladoria do local por um período de dez anos. Nesse sentido, a partir de 23 de julho de 2025, a Praça da Bandeira passará por obras de revitalização que serão realizadas pelo Instituto Cultural Artô, por intermédio da empresa de engenharia contratada para a realização dos trabalhos, tudo com o intuito de preparar o local para o lançamento da Free Zone, que ocorrerá durante a COP 30.
Após as obras de revitalização, a praça será reaberta para a realização da Free Zone, com uma programação especialmente planejada pelo Instituto Artô que disponibilizará em seus portais e redes sociais as atividades previstas para todo o evento. Finalizada a COP 30, terá início a 2ª fase da reforma/revitalização/ modernização, de acordo com projeto arquitetônico concebido pelo Comando Militar do Norte e apresentado à Prefeitura de Belém, o qual também está disponível na página oficial do CMN (https://cmn.eb.mil.br/index.php/informacoes-uteis/projeto-nova-praca-da-bandeira).
A nova Praça da Bandeira deverá ser completamente finalizada em julho de 2026 e será uma nova opção de lazer para os belenenses, que contarão com equipamentos urbanos revitalizados, proporcionando entretenimento e segurança. As intervenções contemplarão a revitalização e a reforma dos monumentos históricos e a instalação de um museu ao ar livre que, dentre outras obras, contará com a exposição permanente de um carro de combate do acervo do Exército Brasileiro. Serão instalados um espelho d´água com esguichos, uma academia ao ar livre, um parquinho infantil, quiosques para vendedores e contêineres para gastronomia. (Fotos e fonte: ACS/CMN).
Marinha faz resgate aéreo de tripulante chinês com suspeita de apendicite em alto-mar
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), realizou, na terça-feira (22), a Evacuação Aeromédica de um tripulante do Navio Mercante “Pacific Talent”, de bandeira de Hong Kong, que navegava em alto-mar, a uma distância aproximada de 120 milhas náuticas (222km) de Belém (PA).
O tripulante Bingsong Chen, um chinês de 40 anos, apresentava fortes dores abdominais, características de um quadro de apendicite, desde o último domingo (20), quando o navio “Pacific Talent” navegava no mar territorial da Guiana Francesa. O comandante do navio solicitou socorro, inicialmente, ao Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo da Guiana Francesa. Porém, devido não ter apoio logístico para a cadeia de evacuação do tripulante em Caiena, decidiu navegar rumo a Belém.
No início da noite de segunda-feira (21), o navio adentrou em águas jurisdicionais brasileiras e solicitou socorro ao Serviço de Busca e Salvamento da Marinha. O tripulante enfermo respondeu a um questionário médico, enviado pelo Hospital Naval de Belém, procedimento que foi determinante para a constatação de que o paciente precisava de resgate aéreo. O helicóptero UH-15 Super Cougar, com nove tripulantes a bordo, decolou da Base Aérea de Belém às 5h20. O paciente foi içado para bordo da aeronave às 6h56, com o uso de um guincho e cesto. O enfermo recebeu os primeiros cuidados ainda a bordo da aeronave.
Às 7h34, o helicóptero pousou em Belém, onde uma ambulância aguardava o paciente. Bingsong Chen foi encaminhado ao Hospital Beneficente Portuguesa, na capital paraense. O chinês segue internado e passará por cirurgia. (Fotos e fonte: ACS/Com. 4º DN).
CNA participa do II Encontro de Federações Agrícolas da América
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (22), do II Encontro de Federações Agrícolas da América, promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, na Costa Rica.
O objetivo do encontro é avançar na construção de uma agenda conjunta voltada para o fortalecimento de uma agricultura mais competitiva, sustentável e relevante frente aos desafios globais.
As discussões contaram com a participação de 19 entidades do setor agropecuário e Câmaras Agrícolas de 15 países, que compartilharam experiências e debateram desafios estratégicos, além de identificar oportunidades para o desenvolvimento do setor.
A diretora adjunta de Relações Internacionais da CNA, Fernanda Maciel, representou a Confederação no evento e destacou as discussões sobre mercados e a remoção de barreiras comerciais. “As discussões demonstram o desejo de todos por um comércio justo, que permita cumprirmos com nossos objetivos de fortalecer a produção agropecuária e ampliar oportunidades para os produtores”.
O presidente da Federação das Câmaras de Agricultura (FECAGRO), Francisco José González, ressaltou a importância da produção agrícola no continente americano, responsável por 29% dos alimentos consumidos no mundo. “Somos líderes na produção de muito produtos agrícolas e temos mais de 20 milhões produtores na região. A competitividade depende de condições para produzir e exportar. Por isso nos preocupa a crescente adoção de normativos ambientais sem evidências científicas”. (Foto e fonte: Ascom/CNA).
ACONTECIMENTOS
CARTILHA - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na quinta (24), a cartilha “Recebendo a fiscalização do trabalho rural”, durante o segundo dia de capacitação em boas práticas, com a participação de representantes das federações estaduais, realizada na sede da entidade, em Brasília (DF). A publicação orienta o produtor rural em relação à fiscalização trabalhista e reforça a importância da conformidade contínua com as leis e as normas de segurança e saúde no campo.
TECNOALTA 2025 - Teve início na quarta-feira (23/07), em Alta Floresta, a Tecnoalta 2025, a maior feira de tecnologia, inovação e negócios voltada para o campo na região norte de Mato Grosso. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Alta Floresta, conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o apoio de diversas instituições do setor. Na abertura oficial, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a “Casa da Família Rural”, Vilmondes Tomain, reforçou a importância da feira para o fortalecimento do agronegócio regional. , afirmou Tomain.
INAUGURAÇÃO - A OMODA & JAECOO, marca do grupo Chery International, inaugurou um centro logístico para distribuição de peças em Cajamar (SP). A operação começou com 600 m² no início do ano e deve atingir 1,5 mil m² até o final de julho. A expectativa é chegar a 3 mil m² até dezembro e alcançar 20 mil m² nos próximos três anos, com capacidade de movimentação de até R$ 100 milhões em peças. Segundo a empresa, a escolha por Cajamar se baseia na localização e na estrutura logística da cidade, com integração às principais rotas de transporte do Sudeste e capacidade para operações de grande porte.
JAMEF - A Jamef iniciou uma fase de testes de inovações do mercado para ter uma frota de caminhões moderna. A expectativa é de melhoria entre 15% e 20% em segurança e eficiência operacional, considerando aspectos como controle de condução, conforto dos motoristas e redução de custos. Os testes planejados em rotas estratégicas, como São Paulo – Campinas – Ribeirão Preto, serão estendidos para trajetórias mais longas, incluindo São Paulo – Feira de Santana, São Paulo – Fortaleza e São Paulo – Recife. O objetivo é coletar dados em diferentes condições de operação.
Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. “Deus é bom – Em todo tempo”.
Via: Agência Logistica de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 – (91) 3212 1015
Comentários (0)
Comentários do Facebook