Senar realiza nova rodada de capacitação para o Agronorte
Treinamento ocorreu nos sete Estados da Região Norte

Instrutores, técnicos de campo, supervisores e estudantes da Rede e-Tec participaram, na sexta (25) e no sábado (26), de mais uma capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para as ações do programa Agronorte.
O Agronorte é uma iniciativa do Senar com foco em Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), ações de saúde no campo, formação profissional rural, serviço ESG (Ambiental, Social e Governança), formação técnica, entre outras.
Todo os sete estados da região Norte promoveram o treinamento da quarta turma, com o objetivo de atender gratuitamente, ao final da jornada técnica, 20 mil propriedades, além de outros 6 mil produtores em diversas ações.
Saiba mais: https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/programa-agronorte
Veja como foram as capacitações em cada estado:
Acre – Em Rio Branco, a programação foi voltada à técnica de fertirrigação, com destaque para o uso eficiente de nutrientes por meio da irrigação, contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade das lavouras agrícolas no Acre.
Durante os dois dias, foram apresentadas práticas inovadoras, estudos de caso e orientações técnicas que fortalecem o desenvolvimento do setor na região Norte.
Amapá – A capacitação no Amapá teve como foco a cadeia da olericultura. O consultor Murilo Ferreira abordou questões relacionadas à sanidade contra pragas e doenças do cultivo de hortaliças. Durante a aula de campo, os participantes visitaram a propriedade do produtor rural Valdomiro Monteiro, em Macapá.
A técnica de campo da ATeG, Fernanda Queiroz, ressaltou a importância de compartilhamento de experiências entre as equipes do estado. “O ensinamento foi valioso. Aprendemos e saímos mais motivados e preparados para aplicar o que foi ensinado em nossas propriedades e dentro da nossa realidade”.
Amazonas – As técnicas de criação de abelhas, com e sem ferrão, foram tratadas nos dois dias da capacitação do Senar. Os participantes aprenderam sobre a alimentação suplementar de abelhas, produção de rainhas e manejo de colmeias, e sobre controle de pragas e doenças e serviços de polinização.
A aula prática ocorreu no Sítio Bom Futuro Lago Azul, localizado na comunidade Acará, em Manaus. Dentre os temas abordados estão a abertura de caixas para observação das estruturas internas (mel, pólen, cria), simulação de divisão de colônias ou transferência de ninhos e avaliação do potencial de polinização com base nas espécies presentes.
Pará – Apenas no estado do Pará, a capacitação ocorreu nos dias 18 e 19 de julho. A aula teórica em sanidade na fruticultura foi realizada no município de Mocajuba, com o consultor Valdeci Queiroz, que abordou o uso de produtos naturais e biológicos para promover uma produção mais sustentável e segura.
O treinamento prático aconteceu na comunidade Tamanduá Costa, em Cametá. Os participantes foram divididos em cinco equipes para realizar a coleta de pragas, doenças e inimigos naturais em cultivos de cacaueiros e açaizeiros, aplicando de forma prática os conhecimentos teóricos.
Rondônia – O município de Ariquemes recebeu a quarta capacitação do programa Agronorte voltada à cadeia da piscicultura, com o tema “Avaliação das condições nutricionais e de saúde, qualidade de água e sanidade dos tanques”.
A formação foi conduzida pelo instrutor Jenner Menezes. O treinamento debateu aspectos fundamentais para o manejo eficiente e sustentável da produção aquícola, com foco na melhoria da qualidade da água, nutrição e sanidade dos peixes.
Tocantins – Já em Tocantins, o tema das aulas foi “Tecnologia de Aplicação”. Na capacitação teórica, os participantes aprenderam sobre a importância da tecnologia para o uso racional de herbicidas e o manejo eficiente das áreas produtivas.
Já a capacitação prática girou em torno da inspeção periódica de pulverizadores e avaliação da aplicação, etapa fundamental para garantir que os equipamentos estejam calibrados corretamente, evitando desperdícios de insumos e impactos ambientais. "Com informações das Assessorias de Comunicação dos sete estados da região Norte".
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Via: Agência Logistica de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook