Ceia Natalina – Uma tradição de gerações
Coluna Luís Celso Borges - Edição da sexta-feira
A Ceia de Natal começou com antigas tradições europeias de banquetes no Solstício de Inverno para celebrar a fartura e a renovação, e foi incorporada ao Natal cristão através do costume medieval de abrir as casas para viajantes e peregrinos, criando refeições de partilha e união. Esses rituais pagãos e de hospitalidade se fundiram com as celebrações cristãs, resultando na mesa farta e na reunião familiar que conhecemos hoje, com adaptações culturais como o peru na América e o bacalhau em Portugal e no Brasil.
- Solstício de Inverno (Saturnália): Povos antigos no Hemisfério Norte celebravam o fim do dia mais curto do ano com grandes refeições, presentes e festa, simbolizando o retorno da luz e a esperança.
- Saturnália: Festival romano de dezembro que também envolvia banquetes e festividades, cujos costumes foram absorvidos pelo Cristianismo para a celebração do Natal.
- Festa da Hospitalidade: Na Europa medieval, era comum deixar as portas abertas na noite de Natal para receber viajantes e peregrinos, que se juntavam às famílias para grandes banquetes.
- Conversão de Costumes: A Igreja Católica oficializou o Natal no século IV, situando-o em 25 de dezembro para sobrepor-se a essas festividades pagãs, transformando os rituais em celebrações cristãs de renovação e nascimento de Jesus.
Em destaque na coluna algumas ceias realizado nas residências, com os familiares e amigos.
FAMÍLIA PEREIRA

Daniel Pereira e Ana esposa, filhos Vinicius, Vitória e Vitior e esposa Jade.
FAMÍLIA SALGADO

Marcelo Salgado, Keia, Helen (nora), Caio (filho), Marina (neta), Amanda (filha) e Dominic (genro).
FAMÍLIA REBELO

Sônia, Roza B, Wilma e Milva Rebelo

Sônia, André e Milva Rebelo
Zé Netto e Milva

ACONTECIMENTOS EM PAUTA
MUDANÇAS NA MARINHA – Em janeiro vai acontecer as mudanças nos comandados das Organizações Militares, em todos os Distritos da Marinha do Brasil que são nove ao todos. O colunista da recebeu da Base Naval de Val de Cães em Belém/PA e do Centro Instrução Almirante Milcíades Portela Alves no Rio de Janeiro/RJ.
PESQUISA - Uma pesquisa recente divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com o Datafolha sugere que 7% dos brasileiros se consideram veganos. Afirmam, ainda, que 74% dos entrevistados cogitaram reduzir o consumo de carne por questões de saúde - um dado que reflete a desinformação por parte da sociedade, uma vez que o consumo de carne é benéfico à saúde. Notícias deste tipo, publicadas com regularidade pelos grandes veículos de mídia, apenas reforçam mitos que há tempos se repetem, mas sem qualquer embasamento científico. O cenário atual acendeu um alerta entre especialistas em nutrição e produtores rurais comprometidos com a informação técnica, que lançaram no mês de maio o Movimento “A carne do futuro é animal”. (MAKE BUZZ).
NU BANK INFORMA - As transferências via TED terão uma operação reduzida no dia 31/12 (das 6h30 às 12h00) e serão indisponíveis no dia 01/01, retornando no dia 02/01. Já o Pix continua funcionando normalmente, todos os dias e qualquer horário. O pagamento do boleto será indisponível nos dias 31/12 e 01/01, e os boletos com vencimento nesses dias poderão ser pagos no dia 02/01 sem nenhum encargo adicional. Isso só não vale para boletos referentes a impostos e tributos. Para esses tipos de boletos, caso eles vençam nos dias 31/12 ou 01/01, é necessário que você realize o pagamento até o dia 30/12 para evitar juros e multa. Em relação aos seus investimentos, não ocorrerão movimentações de renda fixa, renda variável e fundos nos dias 31/12 e 01/01. Os pedidos solicitados após às 14h do dia 30/12 serão processados no dia 02/01. Não haverá movimentações nas Caixinhas com fundo Nu Reserva Imediata nos dias 31/12 e 01/01. Logo, os resgates solicitados após às 14h do dia 30/12 serão processados no dia 02/01.
Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
Cel: (91) 98112 0021














Comentários (0)
Comentários do Facebook