Comando Militar do Norte conclui treinamento avançado das tropas da 22 Brigada

Coluna Luís Celso Borges - Edição de quarta-feira

Comando Militar do Norte conclui treinamento avançado das tropas da 22 Brigada

Mais de 300 militares do Comando Militar do Norte (CMN) concluíram o Período de Adestramento Avançado (PAA) com o exercício denominado Operação Pedro Teixeira II, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva esta semana. O exercício ocorreu na cidade de Mojú, distante cerca de 130 km de Belém (PA), onde foram realizadas as simulações construtiva e viva em ambiente terrestre, fluvial e aéreo.

O exercício final do ano de 2025 ocorre logo após a atuação das tropas do Comando Militar do Norte na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e demonstra a prontidão do Exército para atuar na defesa e proteção da Amazônia Oriental. Nas ações, as tropas precisam conquistar ou defender um determinado território. “É o coroamento do ano de instrução das nossas tropas. Em Moju, realizamos ações de marcha para o combate terrestre, com os principais meios se deslocando pela Alça Viária e vicinais, marcha para o combate fluvial pelos rios Acará e Moju e ocupação de zonas de reunião próximas a Mojú. E hoje, tivemos o que chamamos de assalto aeromóvel, quando uma companhia foi empregada para conquista de um aeródromo”, explica o general Roberval, Comandante da 22 Brigada.

Todas as organizações militares da Brigada Foz do Amazonas estavam representadas: da guarnição de Macapá estavam presentes o Comando de Fronteira do Amapá e 34 BIS, Companhia de Comando, 22a Base Logística de Selva, 22 Pelotão de Comunicações de selva e 20° Pelotão PE, de Belém o 2º BIS e o 24 BIS de São Luis. Participaram também da atividade o Destacamento de Aviação do Exército do CMN. Este último, montou uma Força Tarefa para o deslocamento das tropas no exercício. “Essa infiltração aeromóvel ocorreu através da técnica do voo tático. Esse voo se caracteriza por ser realizado em baixa altura, bem próximo da superfície dos rios e da copa das árvores e o objetivo é apoiar a tropa de selva, tendo em vista que possibilita alcançar um local de difícil acesso utilizando uma plataforma aérea”, detalhou o Major Aleixo, do Destacamento de Aviação.  “Foi bastante proveitoso. Tivemos essa oportunidade de colocar em prática o que a gente aprende no 24 BIS no terreno”, disse o cabo Mendes Silva, Comandante da Segunda Esquadra do Escalão de Assalto.

Para o general Roberval, o exercício demonstra a prontidão logística, já que cada Batalhão foi empregado em uma atividade que não estava acostumada a fazer. “O 2º BIS participou de atividades fluviais intensas, o 34 BIS da marcha terrestre e o 24 BIS do assalto aeródromo. De todos os pontos de vista, tivemos êxito nas atividades e também destacar oportunidades de melhorias nas instruções”, garantiu o comandante. (Fotos fonte: ACS/CMN).

MOMENTO DA COP 30

ADECON - O diretor comercial, Fabio Vasconcellos , participou do Diálogos Hidroviáveis COP30, evento promovido pela ADECON – Agência de Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias e dos Corredores de Exportação, em Belém.
Único painel da COP 30 inteiramente dedicado à navegação interior, o encontro destacou a importância desse modal estratégico nas discussões sobre logística sustentável, inovação e mudanças climáticas, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
(Fonte: Ascom/Estaleiro Rio Maguari).

AMBIÇÃO CLIMÁTICA -  A COP30 chegou ao fim com o Brasil consolidado como uma das principais lideranças da agenda climática global. A atuação da diplomacia brasileira foi amplamente reconhecida durante as negociações, reforçando o papel estratégico do país na formulação de instrumentos inovadores para o financiamento climático e para a proteção das florestas tropicais. Ao mesmo tempo, o evento evidenciou pontos de atenção que ainda precisam de avanços concretos, especialmente nas frentes de mercado de carbono e implementação de novos mecanismos anunciados ao longo da conferência.

PRINCIPAIS PONTOS - Para o especialista em negócios climáticos Pedro Plastino, um dos principais pontos de preocupação foi a ausência de acordos bilaterais que permitissem o uso de créditos de carbono brasileiros em mercados regulados internacionais. Mesmo com negociações em andamento com Suíça, Japão e Singapura, o Brasil não firmou memorandos de entendimento nem avançou nas cartas de ajuste correspondente, instrumento essencial para garantir integridade e liquidez nas transações internacionais. “O setor privado esperava ver o Brasil dar um passo decisivo para destravar o acesso aos mercados regulados globais. Sem esses acordos, seguimos dependentes do mercado voluntário e perdemos novamente a chance de ampliar nossa participação em um segmento que movimenta bilhões de dólares”, afirma Plastino. (Base Comunicação).

Aline Midlej é bicampeã do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 

Foi realizada na noite da última terça-feira (25/11), em São Paulo, a cerimônia de premiação dos "+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira" 2025. A iniciativa, promovida por Jornalistas&Cia, 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos, elegeu, pelo segundo ano consecutivo, Aline Midlej, do Grupo Globo, como a +Admirada do ano. Em 2023, na primeira edição da premiação, ela já havia ficado entre os "TOP 50 +Admirados" do País.

Na cerimônia também foram anunciados os TOP 5 "+Admirados Jornalistas" nas categorias "Vídeo e Áudio/Texto", os profissionais e veículos vencedores nas categorias temáticas e regionais, além dos prêmios especiais "Troféu Luiz Gama", concedido a um decano e uma decana negros que sejam referência para o jornalismo brasileiro, e o "Troféu Glória Maria" para a "Personalidade do Ano". (Fonte: Jornalista & Cia).

MBRF apresenta lançamentos para o fim de ano com suas marcas ícones do Natal

A MBRF, empresa global de alimentos e multiproteínas, reafirma sua liderança de mercado e conexão com as preferências dos consumidores com lançamentos especiais para as festas de fim de ano, "trazendo inovações dentro do portfólio comemorativo de Sadia e Perdigão, marcas mais citadas pelos brasileiros como indispensáveis para a ceia e/ou no almoço de Natal¹.

A Perdigão, marca mais escolhida pelos lares no Brasil², também é a única a possuir a ave considerada o verdadeiro sabor do Natal³, o Chester® Perdigão, que celebra 45 anos de tradição e conexão com os consumidores e apresenta três novos produtos: o Chester® Perdigão Semi-Desossado Recheado com Farofa Natalina, recheado artesanalmente, como feito em casa, é ideal para quem quer inovar, mas mantendo a tradição sem abrir mão da suculência e do sabor exclusivo do Chester® Perdigão; o Empanado de Chester® Perdigão, o primeiro da linha no formato de aperitivo, feito com 100% de peito, fica pronto em até 10 minutos na Airfryer; e o Meio da Asa e Coxinha Chester® Perdigão Na Brasa, para os que querem fazer um churrasco especial neste fim de ano com o sabor do Natal. (Fonte e foto: MBRF - Weber Shandwick )

ACONTECIMENTOS

DISTRIBUIÇÃO - A Shopee chegou a mais um marco na expansão logística no país: inaugurou seu 15º centro de distribuição, agora em Itajaí (SC). Interessante notar que, embora Santa Catarina já conte com nove hubs logísticos da empresa, este é o primeiro CD em território catarinense. O que muda na prática? A nova unidade opera no modelo "cross-docking," em que as mercadorias passam apenas por triagem e roteirização antes de seguir ao destino final. Ou seja, um fluxo mais rápido, com menos etapa intermediária. E a estrutura foi pensada para escala: são cerca de 400 mil pedidos por dia de capacidade de processamento. (MUNDO LOGÍSTICA).

CABOTAGEM - Com presença consolidada no segmento pet — que reúne marcas como Pedigree, Whiskas, Champ e Optimum — a Mars, também conhecida por produtos como M&Ms, Twix e Snickers, está ajustando a estratégia de distribuição de alimentos para pets no Brasil. A empresa firmou parceria com a Aliança Navegação e Logística, companhia da A.P. Moller–Maersk especializada em cabotagem e integração logística, para ampliar a capilaridade, reduzir custos e avançar em metas de sustentabilidade. A colaboração entre as empresas começou em 2014, especificamente no segmento pet. Desde então, a cabotagem passou a ter papel central na logística da Mars no país, com reduções de custo que chegam a 30% em rotas específicas, além de melhorias em segurança operacional e impacto ambiental. Hoje, o modal atende grande parte da demanda no Norte e Nordeste, regiões com desafios estruturais. (MUNDO LOGÍSTICA).

IMPOSTO DE RENDA - Foi sancionada em 26 de novembro de 2025 a Lei nº 15.270, que altera substancialmente as regras de apuração e incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e estabelece novos critérios para a tributação de lucros e dividendos no Brasil e no exterior. A medida, proposta pelo Executivo e aprovada pelo Congresso em regime de urgência, passa a vigorar em janeiro de 2026 e representa uma inflexão relevante na estrutura fiscal do país.,A nova legislação apresenta três eixos principais: a ampliação da faixa de isenção para pessoas físicas, a criação de uma tributação mínima progressiva para rendas mais elevadas e a reintrodução da tributação sobre lucros e dividendos pagos a pessoas físicas, um tema que estava ausente do sistema jurídico desde 1996. (SMARTCOM).

RODOBENS - Com diferentes concessionárias de automóveis mobilizadas pelo país, a Rodobens concentra até 30 de novembro uma série de ações integradas de vendas e pós-venda. A iniciativa oferece condições especiais para quem planeja comprar um veículo zero quilômetro ou realizar serviços de manutenção, reunindo em uma única programação os principais incentivos da rede. No segmento de novos da Toyota, a campanha voltada à picape Hilux oferece um iPhone 17 como brinde para clientes que concluírem a compra do modelo zero quilômetro ano/modelo 2025 nas concessionárias Rodobens. O aparelho será entregue após a finalização da aquisição, mediante agendamento na própria unidade. O regulamento completo está disponível nas concessionárias. Já na área de pós-venda, as revendas participantes oferecem condições como alinhamento e balanceamento gratuitos na compra de quatro pneus, parcelamento em até dez vezes sem juros e preços especiais em serviços de revisão, incluindo troca de óleo para as famílias Corolla e Hilux. (RPMA COMUNICAÇÃO).

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. DEUS É BOM.

Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 98112 0021 -  (91) 3212 1015