Rumo entrega primeira fase da ferrovia de Mato Grosso e amplia corredor logístico até o Porto de Santos
Nesta etapa, companhia investiu mais de R$ 5 bilhões na implantação da ferrovia e do terminal da BR-070; trecho conecta o Terminal de Rondonópolis ao novo terminal em Dom Aquino
A Rumo entregou a primeira fase da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), empreendimento implantado sob o modelo de autorização estadual. A cerimônia marcou o início do comissionamento operacional dos primeiros 162 quilômetros da ferrovia e do terminal rodoferroviário da BR-070, em Dom Aquino (MT), que passará a integrar o corredor logístico entre Mato Grosso e o Porto de Santos.
Nesta etapa, a companhia investiu mais de R$ 5 bilhões na implantação da ferrovia e do terminal da BR-070. O trecho conecta o Terminal de Rondonópolis ao novo terminal em Dom Aquino, projetado para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano. A estrutura busca ampliar a capacidade de escoamento da produção agrícola da região.
De acordo com a empresa, inserida no Novo PAC do Governo Federal, a Ferrovia de Mato Grosso (FMT), oficialmente denominada Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, é o primeiro projeto ferroviário implantado por meio do modelo de autorização estadual com investimento privado.
Quando concluída, a ferrovia terá mais de 700 quilômetros de extensão, ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e passando por 16 municípios mato-grossenses. O projeto também prevê um ramal até Cuiabá.
A primeira fase inclui o terminal rodoferroviário da BR-070, construído em uma área de 200 hectares. A estrutura possui capacidade para descarregar até 35 caminhões por hora, carregar até 16 vagões por hora e armazenar até 42 mil toneladas de grãos. O terminal também possui estacionamento para até 250 caminhões e estrutura de apoio aos motoristas.
Na cerimônia de entrega, o vice-presidente Geraldo Alckmin comentou sobre os ganhos proporcionados pela expansão do corredor logístico com a Ferrovia de Mato Grosso. "Precisamos chegar aos portos e, para isso, a ferrovia é fundamental. Ela ligará o Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e impulsionando o desenvolvimento brasileiro. Não há nada mais ambientalmente correto do que ferrovias, que reduzem a emissão de carbono, diminuem acidentes e geram mais emprego e renda”, ressaltou.
Para o CEO da Rumo, Pedro Palma, a entrega da primeira fase da FMT representa um passo importante na estratégia de expansão da companhia em Mato Grosso e no fortalecimento da logística nacional. “A Ferrovia de Mato Grosso foi concebida para acompanhar o crescimento de uma das regiões mais produtivas do mundo. A entrega desta primeira fase reforça nossa visão de longo prazo de investir em infraestrutura capaz de sustentar o aumento da produção brasileira com eficiência, previsibilidade e capacidade para atender a demanda das próximas décadas”, disse.
Fonte: Redação - Mundo Logística
Via: Agência Logística de Noticias
Contatos: +55 91 98112 00231 - 91 3212 1015
contato@agencialogistica.com.br















Comentários (0)
Comentários do Facebook