Cerimônia De Transmissão do Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém/PA

Coluna Luis Celso Borges - Edição da sexta-feira

Cerimônia De Transmissão do Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém/PA

Na manhã da quarta-feira (28) a Cerimônia de Transmissão do Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém. Foi presidida pelo Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista Comandante do 4º Distrito Naval acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior, Contra-Almirante José Fábio Carneiro da Silva.

Transmissão de Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém. Portaria n° 280 Marinha do Brasil/Ministério da Defesa, de 13 de outubro de 2025

O comandante da Marinha, no uso de suas atribuições, resolve:

Exonerar o Capitão de Corveta Anderson Barboza de Paula do Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém.

Nomear, por necessidade do serviço, o Capitão de Corveta Tiago Rocha Carvalho para exercer o Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém.

Marcos Sampaio Olsen

Almirante de Esquadra

Comandante da Marinha.

Investidura no Cargo: VAlm. Batista: “Declaro empossado, no Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém o Capitão de Corveta Tiago Rocha Carvalho”.

CMG Tiago:  “Assumo o Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém”

A cerimônia foi encerrada, o Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém agradeceu a presença de todos e os convidou para um congraçamento a ser realizado no Tapiri, onde foram recebidos os cumprimentos.

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Foi prorrogada a janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) referente ao período avaliativo de 2025. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) comunica que o novo prazo para preenchimento do questionário se encerrará no dia 16 de fevereiro deste ano.

O formulário é disponibilizado para todos os titulares e suplentes designados pelas instalações portuárias que foram selecionadas pela Agência. Quaisquer dúvidas, basta enviar um e-mail para a Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Agência (GMS/ANTAQ) no seguinte endereço: gestao.ambiental@antaq.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: (61) 2029-6661. 

Índice ambiental

O IDA é regulamentado pela Resolução ANTAQ Nº 123, de 17 de dezembro de 2024, e constitui o instrumento da ANTAQ para acompanhamento e avaliação da gestão ambiental de portos públicos e instalações portuárias.  O índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão sobre as questões ambientais portuárias.

Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, destacam-se os que avaliam a situação do licenciamento ambiental, a composição da equipe do setor de gestão ambiental, a prevenção de riscos e atendimento a emergências, auditoria ambiental, o gerenciamento de resíduos, a qualidade e eficiência no uso de energia, o monitoramento da qualidade ambiental e os planos de contingência de saúde.

O painel dinâmico de resultados das avaliações anteriores está disponível no portal da ANTAQ. Nele, é possível verificar informações sobre o ranking, análise por atributos, por instalações portuárias entre outras análises. (Fonte: Assessoria de Comunicação e Cerimonial/ANTAQ).

Selgron lança nova linha em inox voltada para o segmento de temperos e condimentos

A Selgron anunciou o lançamento de sua nova embalada, solução desenvolvida para o mercado de temperos e condimentos. Com estrutura em aço inoxidável, o modelo aumenta a durabilidade do equipamento e oferece proteção contra a corrosão provocada pelo sal — um dos principais desafios desse tipo de aplicação.

A nova empacotadora combina características e alta produtividade, permitindo operar com diferentes tamanhos de pacotes de três soldas, que vão de sachês de 10 gramas até embalagens de 50 gramas, mantendo especificações nas dosagens e padrão consistente de apresentação dos produtos.

O lançamento reflete um movimento estratégico da Selgron em direção a soluções mais robustas e preparadas para enfrentar os desafios reais da indústria alimentícia. Em um setor no qual o desgaste prematuro de equipamentos compromete a eficiência operacional, a empresa aposta em um modelo projetado para suportar rotinas intensas de produção, reduzindo paradas e contribuindo para a otimização de processos industriais.

A operação se torna mais fácil e rápida pois a solução apresentada pela Selgron permite regulagens precisas e intuitivas na Interface Homem-Máquina (IHM).

Além disso, o setup sem ferramentas agiliza a troca de formatos, economizando tempo na produção. E, para atender às demandas do varejo, a máquina já vem equipada com sistema de perfuração, pronta para exportar os produtos de forma prática e atrair nas gôndolas.

Com o novo modelo, a Selgron amplia suas soluções para a indústria alimentícia, especialmente para fabricantes de temperos e condimentos, que buscam equipamentos compactos, resistentes, ágeis e de fácil operação. "Estamos entregando ao mercado uma solução que leva em consideração tudo aquilo que ouvimos dos nossos clientes ao longo dos anos. Nosso foco é oferecer tecnologia compatível com a realidade de quem produz, com a robustez que esse segmento exige", destaca Diogo A. Hank, coordenador de vendas na Selgron. (Foto e fonte: Trevo Comunicação).

ACONTECIMENTOS EM PAUTA

TRANSMISSÃO DE CARGO – Na manhã desta sexta-feira (30), acontecerá a Cerimônia de Transmissão de Cargo de Comando do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) ao Capitão de Mar e Guerra Leonardo Amorim Revere da Silva, às 9 horas, o colunista agradece pelo convite.

NOVO PLANETA - Um planeta que pode ter características semelhantes à Terra foi descoberto pela Nasa durante a análise de dados encontrados pelo Telescópio Espacial Kepler. Apelidado de HD 137010 b, o planeta rochoso orbita uma estrela semelhante ao Sol, a cerca de 146 anos-luz de distância. (AGÊNCIA BRASIL).

PARTICIPAÇÃO - Na quarta (28), o diretor-geral, Frederico Dias, participou da reunião do Conselho Deliberativo da ABTP, em São Paulo. Durante sua fala, destacou a ampliação da capacidade dos portos, qualificação dos serviços, melhoria dos acessos e fortalecimento do modal aquaviário. (ANTAQ).

CARGA - Com dados dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a Confederação Nacional do Transporte apontou que a confiança dos transportadores rodoviários de cargas brasileiros segue abaixo de 50%. Por quê? De acordo com a CNT, a sondagem com empresários indica que a queda da confiança está fortemente associada a fatores macroeconômicos e estruturais, como crédito caro, custos elevados, incertezas fiscais, infraestrutura deficiente e insegurança jurídica. (MUNDO LOGÍSTICA).

BRADO - O avanço da torre de controle logístico está alterando a dinâmica entre transportadores, operadores e clientes na cadeia de suprimentos e a Brado é a prova disso. Após dois anos de uso da tecnologia, a empresa atingiu uma taxa de OTD (On Time Delivery) de 99% em 2025. Implementada em 2023, a torre opera 24 horas em parceria com a Xcelis, a partir de uma central instalada em Valinhos (SP). E como funciona? A empresa monitora a etapa rodoviária da operação da Brado em tempo real, acompanha programação, controle de rota, janelas de carregamento, causas de retenção e estimativas de chegada, além de reportar desvios e acionar alertas.

BRASIL - Anvisa publica desistência dos pedidos de clorantraniliprole técnico e clomazona (Cropchem); clorotalonil técnico (Crystal); piraclostrobina (Topazio); e propisocloro (UPL). (Dou, Res n° 263 de 22/01/2026. Anvisa publicou resolução que estabelece requisitos complementares para dar mais celeridade à análise de petições de produto técnico por equivalência, quando houver impurezas incrementadas ou novas em relação ao produto de referência. A norma passa a exigir estudos preditivos computacionais (in silico) com pelo menos três sistemas especialistas e, conforme o teor das impurezas, pode demandar estudos toxicológicos adicionais (incluindo testes de genotoxicidade a partir de 0,1%). Também cria a obrigatoriedade da Declaração sobre a Relevância Toxicológica das Impurezas para processos ainda não concluídos, inclusive via aditamento quando aplicável. A RDC foi republicada por correção do texto originalmente publicado. DOU, RDC nº 1.006 de 17/12/25, (ANVISA).

AMÉRICA LATINA - Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina realizou a primeira reunião da Mesa Consultiva agrícola na Patagônia, reunindo representantes privados de Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. O encontro discutiu simplificação e adequação de normas para impulsionar a produção, proteção de status sanitários regionais e acesso a mercados, além de modernização da Barreira Zoofitossanitária Patagônica e a sustentabilidade do programa de controle e erradicação da mosca-das-frutas. Também foram debatidas medidas para simplificar o registro de fitossanitários para cultivos menores, habilitar novas tecnologias e avançar na implementação progressiva de Boas Práticas Agrícolas na horticultura. (SENAVE)

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo. DEUS É BOM.

Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias

Contatos:  +55 91 98112 0021

contato@agencialogistica.com.br