AkzoNobel trata de emergência climática e circularidade em projetos que dialogam com a COP-30

AkzoNobel trata de emergência climática e circularidade em projetos que dialogam com a COP-30
pHOTO: (Divulgação) - JAQ H1: primeira embarcação a hidrogênio verde dedicada à pesquisa e à conservação dos biomas brasileiros tem apoio da AkzoNobel

Em sintonia com os debates globais que marcam a COP-30, a AkzoNobel — multinacional holandesa líder em tintas e revestimentos — apresenta um conjunto de iniciativas que reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável. Aliando arte, inovação e impacto social, a companhia lança ações que traduzem, na prática, seu papel ativo na transição para uma economia de baixo carbono e circular. Dentre os destaques estão o apoio à exposição “Um Rio não Existe Sozinho” e ao primeiro barco brasileiro movido a hidrogênio verde, ambos em exibição na capital paraense durante a COP-30, a ser realizada a partir de 10 de novembro. Já no Rio de Janeiro, o Movimento Tudo de Cor ganha uma nova edição com foco em sustentabilidade e transformação urbana, levando cores e consciência ambiental para um ponto turístico do Rio de Janeiro. “Na COP30, o mundo se reúne para buscar soluções concretas para uma realidade que precisa urgentemente de mudanças. A Conferência é um catalisador para soluções escaláveis e mais sustentáveis, e é exatamente isso que nos motiva. É por isso que estamos apresentando iniciativas que já são circulares – como a tinta para piso que reutiliza resíduos industriais tratados de nossa operação — desenvolvida no Brasil — e mais duradouras, a exemplo dos sistemas de revestimento anticorrosivo e antiincrustante projetados para barcos movidos a hidrogênio verde. Ao aumentar a durabilidade, reduzir a manutenção e minimizar o desperdício, mostramos que é possível conciliar alto desempenho e redução do impacto ambiental hoje, não apenas no futuro”, afirma Wijnand Bruinsma, que lidera a agenda global de sustentabilidade da AkzoNobel como Diretor de Sustentabilidade.

Arte e ciência se encontram em “Um Rio não Existe Sozinho”

Parceira de longa data do  Instituto Tomie Ohtake, a AkzoNobel é uma das apoiadoras da exposição “Um Rio não Existe Sozinho”, realizada pelo Instituto em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, até 30 de dezembro, com curadoria de Sabrina Fontenele, curadora Instituto Tomie Ohtake, e Vania Leal, curadora convidada. A mostra reúne artistas, cientistas e comunidades para discutir os desafios ambientais da Amazônia e destacar novas formas de coexistência entre natureza e sociedade.

Entre as obras no Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi está “41°C”, da mineira Mariana Nagem, que transformou dados científicos da seca histórica do Lago Tefé em 2023, localizado no Médio Solimões, interior do estado do Amazonas, em uma representação visual da crise climática, combinando arte e ciência em um alerta sensível sobre os impactos da ação humana. Mari Nagem é uma artista interdisciplinar que investiga as transformações do meio através da tecnologia, os estados emocionais na era digital e a artificialidade das paisagens, com uma abordagem conceitual.

Para compor a obra da artista, estrategicamente escolhida para ocupar parte do calçamento do Goeldi, a AkzoNobel e o Instituto Coral destinaram as tintas Coral Pinta Piso em tons de azul, vermelho, amarelo e laranja - estas duas últimas desenvolvidas exclusivamente para a pintura da obra no pavimento. Essa tinta é um exemplo prático de economia circular, pois incorpora resíduos industriais tratados provenientes da própria produção, na fábrica em Mauá (SP). Hoje, cerca de 30% do resíduo físico-químico da unidade é reaproveitado, o que evita o envio a aterros e substitui matérias-primas virgens. Para se ter ideia, somente nos últimos 12 meses, a iniciativa contribuiu para a redução de cerca de 185 toneladas de emissões de CO₂, o equivalente às emissões anuais de quase 270 carros. Ainda dentro do mesmo site, a Estação de Tratamento de efluentes Reviver tem papel fundamental, já que possibilita o reuso de 100% da água tratada na unidade de Tintas Decorativas da AkzoNobel. Outra iniciativa que demonstra o compromisso da empresa com a preservação dos recursos naturais é a Reserva Coral Tangará, uma área de 700 mil m² — equivalente a 70 campos de futebol –, que abriga 125 espécies de fauna e vegetação nativa da Mata Atlântica, restaurada por meio de reflorestamento e manejo contínuo e hoje representa 10% da vegetação do município de Mauá. 

Inovação para mares e rios mais limpos

A AkzoNobel também apoia o projeto JAQ Hidrogênio Verde, iniciativa do Grupo Náutica em parceria com a Itaipu Parquetec, que será apresentada em Belém durante a COP-30. O destaque é o JAQ H1, a primeira embarcação a hidrogênio verde dedicada à pesquisa e à conservação dos biomas brasileiros.

O JAQ H1 gera sua própria energia a bordo por meio de eletrolisadores, dispensando combustíveis fósseis e operando com emissão zero de gases de efeito estufa. Além disso, as tintas e revestimentos da AkzoNobel — da marca International — foram aplicadas para garantir alta durabilidade, proteção e resistência à corrosão, reduzindo a necessidade de manutenção e ampliando a vida útil das embarcações. Foram utilizados, por exemplo, o epóxi Intershield 300 como primer de proteção anticorrosiva, Intersmooth 7670 SPC que é um anti-incrustante de alto desempenho, especialmente formulado para embarcações que operam em águas tropicais  e o Interthane 870, acabamento de poliuretano acrílico de dois componentes, de alta espessura, que oferece ampla durabilidade e capacidade de repintura a longo prazo. O esquema de pintura utilizado foi desenvolvido para ajudar a impedir a translocação de espécies marinhas invasoras, desempenhando um papel fundamental na proteção da biodiversidade e na manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Fases do projeto – Durante a COP 30, o projeto JAQ H1 será revelado ao mundo. O sistema de célula a combustível e bateria será exposto em formato containerizado, permitindo ao público visualizar a tecnologia que gera energia limpa para toda a embarcação. Essa fase inclui o comissionamento do sistema e treinamentos de equipes brasileiras, capacitando profissionais como multiplicadores desta tecnologia revolucionária para futuras operações e manutenção. Em março de 2026, será integrado o sistema Dual Fuel MAN Engines, no qual o hidrogênio enriquecerá a mistura gasosa do motor do barco, aumentando a eficiência energética, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e contribuindo para a descarbonização do setor marítimo. Na fase 3, em 2027, a autossuficiência: a incorporação de uma segunda embarcação, o JAQ H2 aos projetos de descarbonização dos barcos do grupo Náutica. Nessa etapa, um dessalinizador purificará a água para que um eletrólisador a decomponha em hidrogênio e oxigênio a bordo. Isso tornará o barco autossuficiente em hidrogênio tanto para propulsão eficiente quanto para geração de energia elétrica por meio da célula a combustível, cujo subproduto é água, resultando em um sistema limpo, sustentável e autônomo.

Natureza em Arte no Rio de Janeiro

O Instituto Coral, por meio do Movimento Tudo de Cor, leva o “espírito” da COP-30 para o Rio de Janeiro, transformando a paisagem urbana com arte e diálogo sobre a natureza. No dia 6 de novembro, a ação chega à Yup Star, roda-gigante localizada na Zona Portuária da cidade, onde serão criados dois painéis assinados pelo artista Bruno Big, conhecido por sua arte com linhas fluídas e cores fortes que geram imagens impactantes. Ele foi o responsável pelas intervenções artísticas nas estações do Bondinho Pão de Açúcar, que também contaram com o apoio dessa iniciativa da Coral que já pintou mais de 20 mil espaços de uso público e comunidades, e utilizou mais de 1,5 milhão de litros para colorir o Brasil ao longo de 15 anos. Nos novos murais, o artista destaca novamente a natureza, usando elementos como flores e um coração, simbolizando a humanidade e a união.

Sobre a AkzoNobel

Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo. Estamos presentes em mais de 150 países, onde utilizamos nossa experiência para melhorar a vida cotidiana – porque acreditamos que cada superfície representa uma oportunidade. É o que se espera de uma empresa de tintas e revestimentos pioneira e de longa trajetória que se dedica a proporcionar soluções mais sustentáveis e a preservar o que temos de melhor hoje, ao mesmo tempo em que cria um amanhã ainda melhor. Vamos pintar o futuro juntos. Para mais informações, por favor visite www.akzonobel.com. ©2025 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

 

Fonte: Conteúdo à la carte 

fabianegiusti@conteudoalacarte.com.br

Via: Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021