Brasil lança em Belém o primeiro barco-escola a hidrogênio do mundo e lidera a transição logística verde
Coluna Luis Celso Borges - Edição de quarta-feira
No domingo, (08), durante a COP 30, o Brasil registrou o seu nome na história da descarbonização marítima global ao trazer uma solução real e educativa. O lançamento oficial do JAQ HIDROGÊNIO foi marcado pela apresentação do primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio. O evento, realizado na Estação das Docas, em Belém, contou com a presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino e mobilizou lideranças e empresários, validando a sinergia entre pesquisa, educação e o mercado de energia limpa. O projeto é idealizado pelo presidente do grupo Náutica, Ernani Paciornik, em parceria com empresas de peso como a GWM, o Itaipu Parquetec, a Heineken e a Artefacto.
O evento foi prestigiado por autoridades que, da mesma forma, reforçaram o apoio e reconheceram o projeto como uma inovação vital para a região. Entre elas: a Secretária de Turismo de Belém, Cilene Sabino, e o Secretário de Infraestrutura do Estado do Pará, Adler Silveira, além do Capitão de Mar e Guerra do Pará, Alexandre Pimental, e autoridades de Pernambuco, como o prefeito de Recife, João Campos, local em que o barco passou por fases de adaptação e testes.

O barco-escola, com seu auditório para 40 pessoas, e que ficará exposto em Belém até o final da COP30, iniciará em janeiro de 2026 uma jornada pelos portos das capitais brasileiras, com o objetivo de reunir escolas, além de atividades de conscientização e pesquisa. Após, haverá exposição no Rio Boat Show, em abril, e a embarcação seguirá em turnê. O ponto culminante será em 2027, com a finalização do JAQ H2, uma outra embarcação ainda maior, de 50 metros, está 100% movida a hidrogênio, e que vai gerar a sua própria energia a partir da água, e solidificará o Brasil como um player chave na economia verde dos transportes fluviais e marítimos.

PROGRAMAÇÃO NA ESTAÇÃO DAS DOCAS DE BELÉM DURANTE A COP30
Nos próximos dias, a embarcação JAQ H1 funcionará como uma plataforma tecnológica flutuante, com atividades como sessões de Educação Ambiental e painéis no auditório, com uma agenda extensa e participações de peso. Reunirá nomes como: o renomado arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum; Lideranças ESG e Instituições como a União BR, Fundação O Boticário, Itaú e Itaúsa, Instituto Paulo Martins, além de representantes de marcas como Suco do Bem; bem como visitas e encontros envolvendo Ministros e representantes da ONU. (Fonte e fotos: Rota Comunicação).

Soamar Rio de Janeiro
Na manhã do dia 10 de novembro de 2025, o SindaRio teve a honra de participar da Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha, realizada no Centro de Instrução “Almirante Wandenkolk”, na Ilha das Enxadas (RJ).
Na ocasião, o Sr. Frederico Palmeira, presidente do SindaRio, representou a FENAMAR - Federação Nacional das Agências Marítimas, que foi agraciada com o Diploma e a Medalha Amigo da Marinha, concedidos pelo Comando do 1º Distrito Naval, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil e à comunidade marítima nacional.
A homenagem simboliza o fortalecimento dos laços entre a Marinha do Brasil e as entidades representativas do setor marítimo, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento e a segurança da navegação no país.

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira (4) a lei que transfere, temporariamente, a capital brasileira de Brasília para Belém (PA). A mudança tem validade durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), entre 11 e 21 de novembro de 2025. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 15.251 foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
De acordo com o governo, a transferência temporária tem caráter simbólico e político e “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, além de evidenciar o compromisso do país com as questões globais do clima.
Todos os atos e despachos expedidos nesse intervalo, inclusive os do presidente da República e dos ministros, terão o registro da capital paraense. Durante o período, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na cidade de Belém para a condução de suas atividades institucionais e governamentais. Caso semelhante já ocorreu em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. (Fonte: Agência Brasil)

ACONTECIMENTOS NA COP-30
GOVERNADORES - Os governadores dos nove estados da Amazônia Legal participam, no dia 11 de novembro de 2025, no Hub Amazônia – Blue Zone da COP30, do lançamento da Estratégia Amazônia 2050 e da Plataforma CAL2050. As iniciativas consolidam a visão conjunta dos estados para orientar o desenvolvimento sustentável da região Ntável - os próximos 25 anos, reafirmando o compromisso da Amazônia Brasileira com um futuro de prosperidade, justiça social e equilíbrio ambiental. (LUMINE.NET)
ROTA SUSTENTÁVEL - A Be8, produtora de biodiesel, e a Mercedes-Benz do Brasil coletaram dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30” percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30. O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus O 500 RSDD 8x2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant®. (ANALÍTICA COMUNICAÇÃO).
E-BOOK - Com o evento da COP30, que inicia no próximo dia 10 em Belém, a agência de comunicação integrada LatAm Intersect lançou o ebook “COP30: O que esperar do evento decisivo no coração da Amazônia”, cujo objetivo é promover uma análise de como a América Latina pode comunicar seu papel na luta contra a crise climática. A publicação reúne dados, perspectivas locais e casos de sucesso que mostram a oportunidade da região de se posicionar como referência em narrativas de sustentabilidade e transição verde. (LATAM INTRSECT).
CASA DAS ONGS - Nesta quarta-feira (12), a Casa das ONGs, iniciativa da Abong (Associação Brasileira de ONGs), promove uma série de diálogos sobre justiça climática e direitos socioambientais, conectando temas como biodiversidade, educação, moradia, gênero, raça, juventude e tecnologia. Com acesso gratuito e aberto ao público, o espaço busca fortalecer a participação da população amazônida e da sociedade civil nas discussões da COP 30. A programação inclui oficinas, painéis e rodas de conversa que abordam desafios e soluções em torno da biodiversidade, da equidade racial e de gênero, da governança climática e do financiamento socioambiental. As atividades reúnem comunidades tradicionais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, promovendo trocas de saberes e fortalecendo redes de cooperação em prol de um futuro mais justo, sustentável e diverso. (ATOMICA LAB).
C.A.S.E. - Casa C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement) – um espaço de encontro para conexões e diálogos sobre inovação, investimentos e escala durante a COP30 – inicia hoje a sua programação em Belém (PA). O seminário desta terça-feira trata de Sistemas Alimentares. O painel “Agricultura Regenerativa: Mitigação, Adaptação e Produtividade” está programado para ocorrer das 15h às 16h30 e contará com a presença de Pedro Fernandes (Itaú BBA), Stéfannie Leffler (Agrotools), Paulo Pianes (MBRF) e Cláudio Sugaya (CAMTA). A plenária “Do campo à gôndola: sistemas alimentares como aliados do net zero” vem na sequência, das 17h às 18h30. A agenda reunirá Barbara Sapunar (Nestlé), Álvaro Almeida (GlobeScan), Gonzalo Muñoz (COP25) e Andrea Alvares (Instituto Ethos). (AGÊNCIA FR).
GLOBAL - No dia 12 de novembro, na Blue Zone da COP30 (Belém), a Saint-Gobain fará o lançamento global do Sustainable Construction Action Paper, documento que estabelece seis prioridades estruturantes para acelerar a transição sustentável do setor no mundo. O manifesto propõe linhas de ação claras e convergentes para governos, empresas, academia e sociedade civil, em 6 eixos fundamentais, que serão detalhados no evento. A apresentação será conduzida pela liderança global da companhia e marca um passo estratégico para alinhar políticas, métricas e incentivos — mostrando que a transição sustentável já é tecnicamente possível, economicamente viável e socialmente benéfica. (SPL-WSW).
MERCADO IMOBILIÁRIO - A proximidade da COP30 e o fortalecimento da Agenda ESG no mundo dos negócios, nos mostra que o mercado imobiliário corporativo vive um momento de transição importante. Sustentabilidade deixou de ser uma meta abstrata e se tornou um diferencial competitivo mensurável. Dentro da indústria imobiliária, a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design - vem se consolidando como um dos principais indicadores de eficiência e responsabilidade ambiental dos edifícios de alto padrão Mais do que um selo, o LEED representa uma mudança de mentalidade no setor. Criada pelo Green Building Council, a certificação orienta novos projetos e retrofits a adotarem práticas que reduzem impactos ambientais, ampliam a eficiência energética e otimizam o uso de recursos naturais. Hoje, é difícil pensar em um empreendimento classe AA ou AAA que não busque algum nível de certificação - de Certified a Platinum. (PRESS MANAGER).
ALIMENTAÇÃO - Pela primeira vez realizada na Amazônia, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA), terá o Food Roots and Routes Pavilion, coordenado pelo Instituto Comida do Amanhã, com apoio do Instituto Ibirapitanga e da Tilt Collective, parte de sua programação oficial, de 10 a 21 de novembro. O espaço na Blue Zone funcionará como um hub de conhecimento, trocas e expressões culturais, reunindo saberes tradicionais, ciência e inovação, com debates, painéis, manifestações artísticas e apresentações culturais que destacam soluções do Sul Global e colocam os alimentos no centro da agenda climática. (DE PRÓSITO COMUNICAÇÃO).
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos a coluna volta na sexta. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook