Campanha do Dia do Marinheiro foca no valor dos militares e de seu trabalho para a sociedade

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

Campanha do Dia do Marinheiro foca no valor dos militares e de seu trabalho para a sociedade
Lançamento do vídeo institucional aconteceu durante formatura no Rio de Janeiro (RJ) — Photo: Primeiro-Tenente (RM2-T) Milena Ribeiro

A nova campanha publicitária do Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, tem o propósito de homenagear os militares da Marinha do Brasil (MB), convidando os brasileiros a perceber o valor de uma vida dedicada à Pátria. Também apresenta as atividades realizadas por esses combatentes em nome da Marinha do Brasil — no mar, nos rios e em terra —, ampliando a compreensão coletiva sobre como cada uma dessas ações entrega valor real à sociedade.

Em torno do conceito “Ser Marinheiro tem valor”, as peças buscam enaltecer as virtudes que compõem o perfil marinheiro, como honra, lealdade, espírito de sacrifício, coragem, abnegação, disciplina e patriotismo. Além disso, a campanha contribui para expandir a percepção pública sobre os resultados do trabalho dos Marinheiros para o País: da defesa naval às missões humanitárias; do apoio às pesquisas científicas à independência tecnológica.

O lançamento do vídeo institucional aconteceu neste sábado (6), durante a Cerimônia de Formatura do Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro (RJ). Ao longo do mês de dezembro, as peças gráficas podem ser conferidas nas mídias on e off-line, como paineis de led, busdoors e outdoors, em locais de grande circulação de pessoas, em todo o Brasil. A Rádio Marinha também tem programação especial, com spots e um podcast sobre os 100 anos do Dia do Marinheiro.

"Criamos essa campanha para revelar à sociedade a verdadeira dimensão do trabalho do Marinheiro, um profissional cuja dedicação vai muito além do que se vê na superfície. Nosso objetivo é valorizar sua competência técnica, sua coragem silenciosa e o impacto essencial que exerce na segurança e no progresso do País. A intenção é provocar uma nova percepção pública, mais fiel e justa sobre essa carreira”, explica o Diretor do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.

No Distrito Federal e no Rio de Janeiro

No Distrito Federal, painéis de LED distribuídos pelos principais shoppings da capital já exibem as peças da campanha, veiculadas ainda em busdoors, no Aeroporto Internacional de Brasília e empenas de edifícios comerciais. Destaque para os painéis de LED do Centro Comercial Boulevard, próximo ao Shopping Conjunto Nacional, que pela primeira vez exibem as artes em sincronia, formando um grande painel de mais de 2.100 m2, impactando mais de 1 milhão de pessoas por dia. Na capital fluminense, um avião com faixa publicitária circulará pelas praias da Zona Sul 

Dia do Marinheiro, homenagem a Tamandaré

A vida de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, — dedicada inteiramente à defesa da Pátria, foi ela mesma um exemplo de valor, algo que a campanha quer reforçar. Com apenas 15 anos, fez parte, como voluntário, da primeira Esquadra brasileira, durante a Guerra da Independência, em 1823. Tamandaré tripulava a Fragata “Niterói” quando esta empreendeu uma perseguição a navios portugueses em fuga para sua terra natal. Ele, portanto, estava lá quando o Pavilhão Nacional foi erguido pela primeira vez em águas internacionais.

Toda sua carreira, de Marinheiro a Almirante, foi marcada por conquistas históricas para o País. Em 1864, Tamandaré assumiu o Comando-em-Chefe das Forças em Operação no Rio da Prata, quando o Império brasileiro decidiu intervir na guerra civil em curso no Uruguai, em defesa dos interesses dos brasileiros residentes naquele país. Ainda estava no cargo quando rompeu a Guerra da Tríplice Aliança, contribuindo para impedir a movimentação paraguaia pelos rios e conter sua invasão ao território brasileiro. (Fonte: Agência Marinha de Notícias).

O Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, foi ele mesmo um exemplo de valor — Photo: Marinha do Brasil

PicPay protocola no Cade pedido de compra da Kovr

O banco digital PicPay protocolou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) o pedido de compra da seguradora Kovr, empresa antes pertencente a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que foi vendida para sócios minoritários.

O PicPay diz no pedido que a aquisição da seguradora representa "um passo na consolidação de um ecossistema financeiro mais amplo e integrado".

A compra também envolveria a aquisição da Estrutural, corretora de seguros, o que, segundo o pedido do PicPay, permitiria que o grupo entre no segmento de corretagem de seguros e "passe a incorporar essa oferta em suas atividades, servindo como um complemento de receita, além das atividades bancárias típicas".

A compra da seguradora pelo banco é discutida desde o ano passado. Apuração do Valor Econômico na época indicou que a oferta feita pela J&F, dona do PicPay, para a transação foi de R$ 450 milhões, enquanto Vorcaro pediu R$ 600 milhões pela venda.

Além do Cade, a operação está sujeita à aprovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda. (Fonte: Crisley Santana – Estadão).

Resgates no mar do RJ passam de mil pessoas

Mais de mil pessoas foram resgatadas por salva-vidas desde sexta-feira (13) nas praias do estado do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiro reforçou o efetivo de agentes em todo o litoral, já que o número de banhistas aumenta significativamente no período do carnaval.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1678503&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1678503&o=node

Além disso, desde o início do verão, boa parte dos salva-vidas estão trabalhando em postos móveis, que podem ser reposicionados em pontos diversos nas praias, conforme o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar. Os agentes também contam com o auxílio de drones com alta resolução e câmeras térmicas, para facilitar a localização de pessoas em situação de emergência. (Fonte: Agência Brsasil).

ACONTECIMENTOS EM PAUTA

CONCURSO - A maior e mais tradicional avaliação técnica de cervejas do mercado brasileiro vai começar. O 14º Concurso Brasileiro de Cervejas acontece de 28 de fevereiro a 2 de março em Blumenau (SC), quando 2,7 mil cervejas produzidas em marcas de todo o país serão avaliadas em 175 diferentes categorias. A premiação acontece no dia 3 de março, data que antecede a abertura do Festival Brasileiro da Cerveja e do Degusta Cervejas do Brasil, eventos com diferentes modelos de consumo que acontecem no Parque Vila Germânica. Em relação a 2025, o Concurso Brasileiro de Cervejas teve 7,5% a mais de rótulos inscritos. A diversidade também cresceu: aumentou 5,14% o número de estilos contemplados. A ordem dos estilos com maior número de inscritos se manteve em 2025 e 2026. O maior número de cervejas avaliadas será de American IPA, seguida de Catharina Sour, Session IPA e American Lager. Três estilos chamam a atenção pelo especial aumento de concorrentes. O número de cervejas inscritas na categoria Gluten Free cresceu 700% entre a 13ª e a 14ª edição. Entre os rótulos competindo pelo destaque em Sem Álcool, houve um crescimento de 9,3%. Outro destaque é para as inscrições em cervejas com maturação em madeiras brasileiras, que cresceram 55%. (MARINA MELZ).

NOVA INSTÂNCIA - A criação da Câmara Nacional de Integração do Contencioso Administrativo do IBS e da CBS não altera, em essência, a estratégia de defesa dos contribuintes no contencioso tributário, mas pode gerar novos debates sobre equilíbrio decisório e segurança jurídica, avalia o tributarista Carlos Crosara, do escritório Natal & Manssur Advogados, mestre e doutorando em Direito Tributário pela USP. Segundo ele, a estrutura básica permanece semelhante à atual, com defesa em primeira instância e possibilidade de recurso, sendo a nova Câmara acionada quando houver divergência de entendimento entre órgãos julgadores. Para o especialista, porém, o ponto sensível está na composição da nova Câmara, que pode influenciar o resultado das decisões. Crosara observa que, diferentemente do modelo paritário existente em instâncias como o Carf, a nova estrutura concentra maior número de representantes do Fisco. (M2 COMUNICAÇÃO).

DIREITO AMBIENTAL - O Direito Ambiental vive um dos momentos mais sensíveis e estratégicos dos últimos anos. Mudanças legislativas, decisões judiciais relevantes e pressões sociais e econômicas vêm redesenhando a forma como empresas, investidores e gestores públicos precisam lidar com temas como licenciamento ambiental, responsabilidade por danos, mudanças climáticas e governança socioambiental. De acordo com o advogado Bruno Kryminice, sócio da Valdivieso, Kryminice & Silva Advogados (VKS), o cenário atual exige atenção redobrada. (TODA COMUNICAÇÃO).

CHANEL CHIEF 2025 - Jitterbit, líder global em aceleração da transformação de negócios para sistemas corporativos, anunciou hoje que seu Chief Revenue Officer (CRO), Luca Taglioretti, foi selecionado para integrar a lista CRN® Channel Chiefs 2026. O reconhecimento anual celebra executivos de fabricantes e distribuidores de TI que estão moldando estratégias de canal e impulsionando inovação e parcerias em todo o setor.  Taglioretti foi escolhido por sua liderança na evolução do ecossistema de parceiros da Jitterbit após o lançamento, em junho de 2025, do novo programa global de parceiros da empresa. Desenvolvido para capacitar parceiros a entregar automação corporativa e IA agêntica por meio da plataforma Jitterbit Harmony, o programa acelerou a presença da Jitterbit em mercados estratégicos ao redor do mundo. (MONDONI PRESS).

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira todos, a coluna volta no domingo; DEUS É BOM.

Por: Coluna Luís Celso Borges

Via: Agência Logística de Notícias

Contatos: 91 98112 0021 – Todas as notícias da ALN no seu celular.

contato@agencialogistica.com.br