Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” reabre a visitação ao público neste domingo
Coluna Luís Celso Borges - Edição de sexta-feira
A Marinha do Brasil abriu uma nova data para visitação pública no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, que estará novamente aberto à população de Belém no próximo domingo (09), das 14h às 17h, no Porto de Belém, no cais da CDP, próximo aos armazéns 11 e 12. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos no site do Sympla, que pode ser acessado pelo endereço: marinha.mil.br/com4dn/atlantico. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 9h do dia 09/11.
O Navio, atual Capitânia da Esquadra, compõe o Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura temporária criada pelo Ministério da Defesa para a coordenação das ações de segurança e defesa durante a COP30. Durante o evento internacional, o NAM “Atlântico” será a sede da Força Naval Componente do Comando Marajoara, cujo foco será a proteção de áreas estratégicas, patrulhas fluviais e apoio logístico.
Com efetivo de cerca de 2.800 militares, A Força Naval Componente atuará nas regiões do Porto de Outeiro, Porto Petroquímico de Miramar, Subestações de Energia de Miramar (Equatorial e Eletronorte), Porto de Belém, rios Pará e Guamá, além de suas adjacências.
Serviço:
Visitação pública ao Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”
Local: Porto de Belém, no cais da CDP, próximo aos armazéns 11 e 12.
Data: 09/11 (domingo)
Horário: 14h às 17h
Ingressos: entrada franca, mas é preciso retirar ingressos no site do Sympla, acessível em: marinha.mil.br/com4dn/atlantico. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 9h do dia 09/11 (Fonte: ACS/Com. 4º DN).

Avanço internacional se converte em ação estratégica
A agenda internacional nos Estados Unidos será aprofundada e traduzida em planejamento durante a 2ª edição do Stone Core, encontro estratégico do setor de rochas naturais, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES).
O evento reunirá lideranças empresariais de todo o Brasil, especialistas em economia, logística, política tributária e representantes do governo do Espírito Santo, maior estado exportador do país, para discutir:
- Cenários internacionais para 2026
- Ambiente de negócios e competitividade
- Reforma tributária e seus impactos no setor
- Caminhos para fortalecimento institucional e diplomacia empresarial contínua
Programação
07/11 (sexta-feira)
13h30 - Recepção
14h – Abertura: Tales Machado, presidente da Centrorochas
14h10 – Ambiente de Negócios no Brasil e a Estrutura Logística: como os setores estão se organizando para ganhar eficiência, com participação de Léo de Castro, Vice-presidente da CNI e Presidente Emérito da Findes; Júlio Cesar Lourenço, Diretor Comercial da Portocel e Gustavo Serrão, Diretor Presidente da VPORTS
16h – Coffee break
16h20 – Logística Portuária 2026 – Porto Imetame e ZPE Aracruz, com Anderson Carvalho, Diretor do Porto Imetame
17h15 – Centrorochas – Reunião Conselho Administração Aberta, com apresentação das ações realizadas em 2025 e planejamento 2026
18h15 – Encerramento
19h – Coquetel, no Restaurante Origem
08/11 (sábado)
9h00 – Ações integradas pelo setor através das entidades: Sindirochas, Cetemag e Rochativa
9h30 – Apresentação Centrorochas, com Fábio Cruz, vice-presidente da associação
10h00 – Participação especial de Ilson Hulle, Diretor de Estratégias Corporativas da AD Ports Group (Porto de Abu Dhabi)
10h30 – Brunch
11h00 – Painel Impactos da Reforma Tributária para o setor de rochas naturais, com participação de Bruno Aguilar, Auditor Receita Estadual; Luiz Cláudio Fardin, Consultor Tributário, e Henrique Tavares, Consultor Tributário e Presidente OAB 2ª Sub
14h – Encerramento
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas naturais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito. (Foto e fonte: Centrorochas).

Gerente de Pricing da Santa Helena é eleito Profissional do Ano pela InfoPrice
A Santa Helena Alimentos, líder no segmento de doces e snacks à base de amendoim, comemora o reconhecimento de Rafael Barrachi, gerente de Pricing da companhia, eleito Profissional do Ano de Pricing 2025 pelo prêmio promovido pela InfoPrice, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e dados voltada à precificação estratégica.
Com ampla trajetória em gestão de preços e estratégia comercial no varejo e na indústria de bens de consumo, atuando na liderança de times e grandes projetos nas áreas de Pricing, Inteligência e RGM, Rafael Barrachi lidera a área de Pricing da Santa Helena, que tem papel fundamental na consolidação da eficiência e competitividade da empresa no mercado de bens de consumo. O reconhecimento reforça o compromisso da Santa Helena com a inovação, governança de preços e excelência operacional, pilares que sustentam a estratégia de crescimento da companhia. (Fonte e foto: 9Agência Pub).

Fábrica da DS Smith no Reino Unido terá integração digital da ABB
A especialista em automação industrial ABB firmou contrato com a papeleira DS Smith para integrar digitalmente a fábrica de embalagens de origem reciclada da empresa, instalada na cidade de Kemsley, no Sudeste do Reino Unido. De acordo com o anúncio, a ABB vai fornecer soluções de eletrificação, automação e digitalização para a linha de preparação de fibra, que abastece a Máquina de Papel de número 3, responsável por fabricar diferentes tipos de embalagens exclusivamente a partir de matéria-prima reciclada.
Kemsley é a maior fábrica da DS Smith no Reino Unido e a maior do país a produzir embalagens de origem reciclável. O investimento da DS Smith na unidade mira ganhos operacionais e sustentáveis no longo prazo, além de favorecer a tomada de melhores decisões sobre a produção, confiabilidade e desempenho operacional. (Fonte e foto: a4&holofote comunicação).

DS Smith – Photo: (Divulgação) - Área de armazenagem de Kemsley: 100% automatizada
ACONTECIMENTOS
AMAZON - O Brasil é uma das prioridades nos investimentos globais da Amazon em 2025. Nesse ano, a empresa intensificou o plano de expansão logística, adicionando mais de 100 novos centros logísticos na operação nacional, uma média de dois centros logísticos por semana, expandindo a capacidade de armazenamento e envio de produtos, acelerando os prazos de entrega em todos os estados e colaborando com o desenvolvimento do comércio eletrônico no país. (MUNDO LOGISTICA).
CD EM MANAUS - A Modern Logistics ampliou a presença na Amazônia, uma das regiões mais desafiadoras e estratégicas para a logística do Brasil. Com centro de distribuição em Manaus e um terminal que liga o Norte ao Sudeste, a empresa apoiou o Polo Industrial de Manaus e reduziu vulnerabilidades logísticas agravadas pelas mudanças climáticas.Em 2024, empresas da Zona Franca de Manaus desembolsaram cerca de R$ 1,4 bilhão em custos extras para contornar a seca histórica. Foi diante desse cenário que a Modern Logistics se destacou, garantindo a continuidade operacional de indústrias afetadas e mitigando os impactos das crises climáticas sobre a cadeia produtiva. (MUNDO LOGÍSTICA).
TURISMO RURAL - O setor de turismo tem apresentado números expressivos no Brasil. No último ano, o pais recebeu mais de 6,6 milhões de turistas, registrou crescimento de 12,6%, gerou receitas superiores a US$ 6,6 bilhões e contribuiu para a criação de aproximadamente 190 mil empregos formais. Diante desse cenário, destaca-se o turismo rural, que vem crescendo continuamente e tem previsão de expansão ainda maior em 2026, promovendo o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do país. (ENGENHARIA COMUNICAÇÃO)
67 MISSIATO - A Missiato Indústria e Comércio Ltda., indústria que, desde o final da década de 50, é referência na produção e venda de bebidas alcoólicas no Brasil e tem expertise em exportação, completa, no mês de novembro, 67 anos de atuação, marcados por crescimento contínuo e inovação no varejo. A empresa, responsável por marcas consagradas como Corote, Skarloff e Cachaça 61, reforça sua posição no mercado nacional e internacional com dois lançamentos e a ampliação de suas operações logísticas e de exportação. “Celebrar 67 anos de trajetória é motivo de grande orgulho e responsabilidade para toda a nossa empresa. Essa longevidade reflete o compromisso da Missiato em evoluir e se modernizar continuamente, mantendo a sua essência e seus valores. Nada disso seria possível sem a dedicação dos nossos colaboradores, o apoio dos parceiros, a confiança dos clientes e o carinho dos consumidores de todo o país”, afirma Paulo Missiatto, CEO da Missiato Indústria e Comércio Ltda. (AGÊNCIA ERA).
PRAÇA ITÁLIA - Desde outubro, o Rio de Janeiro celebra a reinauguração da Praça Itália, um dos marcos culturais e urbanos da cidade, localizada entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Avenida Beira-Mar, em frente à histórica Casa d’Italia. A revitalização, conduzida pelo Consulado Geral da Itália, é assinada pelo escritório italiano Marco Casamonti / Archea Associati, referência mundial em arquitetura contemporânea, e faz parte do movimento de recuperação do Centro promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, chamado "Reviver o Centro". (LOKA HILAB).
SUÍNOS - A Zoetis, líder mundial em saúde animal, anuncia a promoção de Fernando Veit, assumindo a posição de Coordenador de Canais Indiretos, e Vinícius Fernandes, migra para o time comercial, assumindo a posição de Coordenador de Vendas JBS-BRF e regiões Centro Oeste e Nordeste. As movimentações, efetivas desde outubro de 2025, reforçam a estrutura da companhia e ambas irão se reportar a Odivan Eichstaedt, Gerente Nacional de Vendas, Unidade de Negócios de Suínos da Zoetis Brasil. (EDELMAN).
ELETRIFICAÇÃO - A Schneider Electric, líder global em tecnologia de energia, acaba de lançar um novo relatório de pesquisa que destaca o papel essencial da eletrificação no futuro da Europa. Atualmente, a taxa de eletrificação no continente é de somente 21%, número que não mudou na última década e está 10% atrás da China, onde o processo avança rapidamente. Ao mesmo tempo, o custo da energia residencial na União Europeia (UE) é de € 0,27 por kWh. Nos Estados Unidos, esse valor alcança € 0,15 e, na China, € 0,08 por kWh, o que significa que o custo das atividades cotidianas para os cidadãos europeus é três vezes maior do que para os chineses, por exemplo. (RPMA COMUNICAÇÃO).
Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook