ANTAQ organiza 32º Encontro do Sistema de Desempenho Portuário
O evento é referência para o setor portuário e, neste ano, a participação do público foi recorde

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) finalizou o 32º Encontro do Sistema de Desempenho Portuário, evento de referência nacional do setor portuário. O evento contou com aproximadamente 140 participantes e mais de 50 instalações portuárias, além da presença de autoridades do Ministério de Portos e Aeroportos.
Neste ano, a realização foi feita com o apoio do terminal da Portonave, em Santa Catarina, no início de setembro. Todos os anos é escolhida uma instalação portuária distinta para receber o evento, o que proporciona múltiplas visões sobre terminais portuários brasileiros.
O encontro busca a troca de experiências sobre o uso do Sistema de Desempenho Portuário, ferramenta usada pelas instalações portuárias para o envio de dados das movimentações de carga que são utilizados para subsidiar o Estatístico Aquaviário da ANTAQ.
No evento, os participantes se atualizam das mudanças que ocorreram no sistema, quais pontos devem ter mais atenção e discussões sobre possíveis alterações e aperfeiçoamentos futuros no Painel Estatístico.
Na edição de 2025, foram apresentadas ainda ações para melhoria da qualidade de dados reportados para os movimentos de carga intraportos (áreas de origem e destino das cargas dentro das instalações portuárias), omissões e supressões, retirada de resíduos.
O ano também foi marcado pelo início do funcionamento do Módulo de Acompanhamento de Preços Portuários – Módulo APP. Foram feitas explicações práticas de como prestar as informações e como calcular o preço médio de operação de um contêiner.
Participação
Com o recorde de participação e os volumes históricos de movimentação de carga nos últimos anos, o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho, Fernando Serra, destacou a importância da participação das instalações portuárias no evento. “A presença massiva das instalações portuárias, neste ano, demonstrou o aspecto colaborativo que o sistema adquiriu ao longo do tempo, sendo ele ferramenta para estabelecimento de políticas de Governo, estudos e pesquisas acadêmicos, uso interno da Agência nas ações regulatórias, fiscalizatórias, estudos e de outorgas, bem como para toda sociedade com interesse em dados e informações sobre o setor marítimo e portuário brasileiro”, disse Serra.
Ele pontuou ainda a grande participação dos terminais autorizados, que juntamente com representantes de portos organizados e terminais arrendados compõem o público-alvo do evento.
A Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho é a responsável pela atualização do Painel Estatístico e organizou o encontro, em nome da Agência.
Movimentação Portuária
Com recordes seguidos, o setor portuário teve mais um mês com diversos resultados positivos. Em julho, o setor aquaviário movimentou 124,7 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 4,16%, frente ao mesmo mês de 2024. O que representa o maior volume de cargas movimentadas para o período. A movimentação acumulada, entre janeiro e julho, soma 780,4 milhões, alta de 1,76%.
A cabotagem - transporte de mercadorias e passageiros entre portos do mesmo país - movimentou 26 milhões de toneladas de cargas em julho. Um crescimento de 2,09%. Esse é o maior volume de cargas para esse tipo de navegação no mês de julho desde o início da série histórica, em 2010.
A navegação de longo curso também teve recorde para o sétimo mês do ano. Com alta de 5,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, foram movimentados 90,8 milhões de toneladas de cargas. A navegação interior, por sua vez, movimentou 7,8 milhões de cargas.
Outros dois destaques foram a movimentação nos portos públicos, que cresceu 4,32%, e os Terminais de Uso Privado (TUPs), que apresentaram alta de 4,07%.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Cerimonial/ANTAQ
Via: Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook