Brasil acelera criação de hub de pedras naturais nos Emirados Árabes
Iniciativas setoriais em Dubai e Abu Dhabi, em outubro, reforçam estratégia de internacionalização do setor. Detalhes da governança do hub serão apresentados na 2ª edição do Stone Core, em novembro.

O setor brasileiro de rochas naturais está cada vez mais próximo de consolidar uma de suas mais ousadas iniciativas de internacionalização: a criação do Brazilian Natural Stone Hub, nos Emirados Árabes Unidos. Com foco em logística, presença comercial estruturada e reposicionamento do Brasil como fornecedor premium para o Oriente Médio, a proposta ganhou força após uma intensa agenda liderada pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) no início de outubro, em Dubai e Abu Dhabi.
O hub em desenvolvimento visa a criação de um centro logístico e promocional permanente na região, garantindo disponibilidade imediata, variedade e padrão consistente de qualidade para atender uma demanda reprimida por materiais sofisticados e com narrativa de procedência, atributos reconhecidos nas pedras naturais brasileiras.
Na agenda nos Emirados Árabes, realizada entre os dias 01 e 04 de outubro, o arranjo produtivo de rochas foi representado pelo vice-presidente da Centrorochas, Fábio Cruz, que apontou a necessidade de diversificar mercados como uma questão de sobrevivência para o setor. “O Oriente Médio vem se mostrando uma região estratégica para quem busca fugir da dependência de mercados tradicionais e alcançar clientes que valorizam diferenciação, qualidade e exclusividade”, destacou.
Reuniões estratégicas reforçam demanda e validação do projeto
Com esse foco, entre os dias 02 e 04 de outubro, o vice-presidente participou de uma série de encontros com autoridades diplomáticas, líderes empresariais e potenciais parceiros locais. A proposta do hub foi apresentada no Encontro com SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas do Oriente Médio e Índia, realizado pela ApexBrasil e pelo Ministério das Relações Exteriores, com a presença de nomes como Jorge Viana (presidente da ApexBrasil), Sidney Leon (embaixador nos Emirados Árabes) e Marcus Vinicius Pinta Gama (MRE)
A agenda incluiu ainda reuniões individuais que fortaleceram a viabilidade do projeto. Em Abu Dhabi, em encontro com Ilson Hulle, diretor executivo do Porto de Abu Dhabi (AD Ports Group), o representante da Centrorochas discutiu possibilidades de cooperação logística para o futuro hub e repercutiu o anúncio da nova rota direta entre o Porto do Rio de Janeiro e Abu Dhabi, lançada recentemente pela MSC. A conexão foi celebrada como um avanço estratégico que pode eliminar gargalos logísticos, reduzir prazos e consolidar os Emirados como porta de entrada para a pedra natural brasileira no Oriente Médio.
Já em reunião em reunião com o marmorista George Henawy, referência na região, ficou claro o crescimento no uso de pedras brasileiras em obras institucionais. O profissional manifestou apoio à estruturação do hub logístico que permita acesso facilitado e contínuo aos materiais nacionais.
Em Dubai, a incorporadora de luxo Alpago Properties, responsável por mansões assinadas por nomes como Pininfarina, demonstrou interesse imediato pela proposta e manifestou intenção de parceria estratégica para acelerar a estruturação do projeto. Também houve conversa com a Ornare Dubai, uma das marcas brasileiras mais prestigiadas em mobiliário de alto padrão, que ofereceu seu showroom como vitrine para ações promocionais e workshops sobre rochas brasileiras voltados a arquitetos e designers da região.
Governança em construção e apresentação no Stone Core
Com as validações obtidas no campo, a Centrorochas agora avança para a etapa de estruturação da governança do Brazilian Natural Stone Hub. O modelo está sendo desenhado para contemplar ações conjuntas de logística, promoção e presença comercial, com envolvimento direto das empresas exportadoras brasileiras.
A proposta será apresentada em primeira mão durante a 2ª edição do Stone Core, evento de planejamento estratégico do setor, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Detalhes da programação serão divulgados em breve, mas a associação já convida as empresas a bloquearem suas agendas para esse importante marco.
Ações previstas para novembro nos Emirados
Como desdobramento da agenda de outubro, a Centrorochas retornará à região em novembro com uma série de ações práticas:
- Participação na feira Big 5 Global, de 24 a 27 de novembro, em Dubai.
- Rodada de negócios com importadores e especificadores de materiais.
- Visita institucional ao Porto de Abu Dhabi, um dos pilares logísticos do projeto.
Missão prospectiva na Arábia Saudita, país apontado como uma das economias mais promissoras para as próximas décadas.
Fonte: Karina Porto - Centrorochas
Via: Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook