Treinamento integra ações de preparo da tropa da FAC para a COP 30

Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo

Treinamento integra ações de preparo da tropa da FAC para a COP 30

Em continuidade às ações de preparo voltadas ao emprego das Forças Armadas durante a COP 30, e sob a coordenação do Comando Operacional Conjunto Marajoara, foi conduzido, na manhã do dia 28/10, um treinamento com o efetivo da Força Aérea Componente (FAC), reunindo militares de todas as companhias e guarnições de serviço. A atividade teve como foco o aprimoramento da prontidão e da coordenação entre as equipes envolvidas na segurança e no apoio às operações da Conferência.

O exercício foi acompanhado pelo Brigadeiro de Infantaria Okada, Comandante da FAC, e pelo Tenente-Coronel de Infantaria Rafael, Comandante do GSD-BE, que realizaram a inspeção das atividades e observaram o desdobramento das tarefas executadas pelo efetivo. O treinamento fez parte do cronograma de apronto operacional que vem sendo conduzido em Belém (PA) desde o início de outubro, com o objetivo de elevar o nível de preparo da tropa para as demandas do evento internacional.

Além de testar procedimentos e rotinas operacionais, a atividade buscou reforçar a integração entre os militares das diversas companhias, assegurando a execução eficiente das missões atribuídas à Força Aérea Componente, durante a COP 30. (Fonte e fotos: Tenente Bessa - Agência Marajoara).

Cúpula do Clima, em Belém, terá a participação de 143 delegações

Na próxima semana, nos dias 6 e 7 de novembro, líderes, chefes de Estado e chefes de Governo estarão reunidos na cidade de Belém para a Cúpula do Clima. Está confirmada a participação de 143 delegações dos 198 países signatários dos tratados internacionais que tratam do tema.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1665473&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1665473&o=node

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esse será o momento que os líderes mundiais darão o “termo de referência” para que as delegações possam conduzir as negociações na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro.

Embora nas últimas duas COP, nos Emirados Árabes Unidos e Azerbaijão, a reunião dos chefes de Estado também tenha aberto a conferência, esse encontro de alto nível pode ocorrer em outros momentos. “Se convencionou uma tradição móvel de ser no início, meio ou final das COP. Cada uma delas tem um sentido”, explica Marina Silva.

No Brasil, pela primeira vez, esse momento será deslocado do calendário oficial da COP, mas cumprirá a função de orientação e impulsionamento da etapa de negociações.

Na programação da cúpula, está prevista uma plenária que será aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6, e que permanecerá aberta até o final do dia 7 ou quando encerram os discursos nacionais dos líderes inscritos. Nos dois dias também haverá sessões temáticas.

De acordo com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Maurício Lyrio, as sessões temáticas serão abertas por um almoço liderado pelo presidente Lula, na tarde do dia 6. tema da primeira sessão será o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).

O presidente do Brasil conduzirá mais três sessões temáticas, sendo uma ainda no dia 6 sobre Florestas e Oceanos. No dia 7, pela manhã, o tema será transição energética e, no período da tarde, o encontro tratará sobre os 10 anos do Acordo de Paris, Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês) e financiamento. Fonte: Agência Brasil).

ANTAQ debate apoio marítimo e transferência de combustíveis entre embarcações no Rio de Janeiro (RJ)

Buscando coletar mais informações e elementos técnicos e práticos para avançar com os temas apoio marítimo e transferência de combustíveis entre embarcações, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) esteve no Rio de Janeiro entre terça-feira (28) e hoje (31).

Na ocasião, servidores da Gerência de Regulação da Navegação da Agência realizaram reuniões com representantes de Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) e visitas técnicas às embarcações desses negócios. Eles estiveram ainda no Porto do Rio de Janeiro (RJ).

Os encontros vão auxiliar no avanço e análise dos itens 2.1 e 2.3 da Agenda Regulatória ANTAQ 2025-2028: Afretamento por tempo na navegação marítima, com ênfase nas operações de apoio marítimo; e Impactos e necessidades regulatórias dos diferentes tipos e situações de operação de transferência de combustível entre embarcações, inclusive abastecimento – bunkering, respectivamente.

O gerente de Regulação da Navegação-Substituto, Michel Bittencourt Weber, explicou que "as visitas técnicas realizadas foram fundamentais para captar percepções qualificadas do setor sobre temas prioritários da Agenda Regulatória, além de promover uma aproximação estratégica entre a equipe técnica da gerência e a realidade operacional envolvida nos objetos de estudo”. 

Ele comentou explicando que “essa interação direta com os agentes regulados contribui para o aprimoramento técnico das normas produzidas pela ANTAQ, fortalecendo o equilíbrio regulatório”.

Participaram da visita técnica, além do gerente de Regulação da Navegação-Substituto, a chefe da Divisão de Regulação Técnico-Normativa da Navegação, Elizabete Maria Barros Thomas; o especialista em Regulação, Márcio Tesser Júnior; e o agente de fiscalização na regional do Rio de Janeiro, Carlos Falcão. (Fonte e foto: ACC/ANTAQ).

Visita no Estaleiro TKMS EBS

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, realizou, em 16 de outubro, uma visita técnica ao estaleiro TKMS EBS, em Itajaí (SC).
No local, estão sendo construídas três das quatro fragatas do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), projeto conduzido pela
Marinha do Brasil (Oficial e pela EMGEPRON, que representa um marco na construção de navios de guerra no país.
Durante a visita, as comitivas embarcaram na Fragata Tamandaré, a primeira da classe, para acompanhar uma navegação de cerca de sete milhas náuticas, quando foram testados os sistemas de propulsão, geração de energia, automação, armas e sensores do navio, atualmente em fase de comissionamento.
A atividade foi concluída com uma apresentação da EMGEPRON sobre o planejamento para a conclusão dos testes de aceitação no mar e a entrega da Fragata à Marinha do Brasil, prevista para o primeiro semestre de 2026.

ACONTECIMENTOS

OBRAS - Avanços na execução das obras de construção de dois viadutos na BR-470/RS, na Serra do Rio das Antas. As estruturas em execução no km 192 e no km 193 da rodovia, em trechos de curvas, estão 65% e 32% executadas, respectivamente. Durante a última semana de outubro as equipes concluíram o lançamento das 24 vigas metálicas necessárias para compor as quatro linhas de longarinas que integram a estrutura principal do viaduto localizado no km 192. (DNIT).

CORREDOR - Obras de acesso à Ponte Bioceânica, na BR-267/MS, avançam! Começaram a ser instaladas as primeiras vigas de concreto sobre os pilares da ponte que cruzará o rio Entreuijá, uma das estruturas que integram o futuro corredor logístico entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. (DNIT).

LICENCIAMENTO - Durante décadas, o Brasil conviveu com um verdadeiro labirinto normativo. Não havia uma lei federal que sistematizasse o licenciamento ambiental. O que existia eram referências esparsas em mais de dez diplomas legais, cada qual tratando do tema de forma fragmentada. Esse cenário mudou em 8 de agosto de 2025, quando, após 17 anos de tramitação e intensos debates no Congresso Nacional, foi sancionada a Lei nº 15.190/2025, ainda que com 63 vetos presidenciais. O país, enfim, passa a contar com uma Lei Geral de Licenciamento Ambiental. Para o advogado Bruno Kryminice, sócio da VKS Advogados e doutor em Direito Ambiental, a lei inaugura um marco que busca conciliar duas forças historicamente em tensão: o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental: (TODA COMUNICAÇÃO).

DRONES - O uso de drones no setor agrícola brasileiro está em plena expansão, impulsionado pela busca por maior eficiência, sustentabilidade e rentabilidade nas lavouras. De acordo com dados recentes, o número de drones agrícolas registrados no Brasil saltou de 355 em 2021 para mais de 7.800 equipamentos em 2024, segundo levantamento da AgroPages — um crescimento que reflete a consolidação da agricultura de precisão no país. A Gohobby, maior distribuidora de drones da América Latina, projeta crescimento anual da ordem de 30% nos próximos anos. A demanda pelos produtos da empresa é puxada por pecuaristas, produtores de grãos e café, de olho na redução de custos que os drones podem proporcionar no monitoramento de áreas e pulverização de insumos. Esse ano, a companhia investiu R$ 20 milhões em Porto Velho (RO) para construir um escritório, um centro de distribuição e um centro de treinamento em Porto Velho (RO), para atender ao novo posicionamento regional de sua parceira chinesa DJI Agriculture, uma das maiores fabricantes de drones do mundo. (BENDITA IMAGEM).

CLUB M BRASIL - Na noite de quinta-feira, dia 30 de outubro, o Club M Brasil, ecossistema de negócios que conecta empresários e empreendedores de alta performance, recebeu convidados para a inauguração oficial de sua nova sede em São Paulo, na Vila Olímpia. O evento marcou um novo capítulo na trajetória do grupo, que já ultrapassa 800 membros que, juntos, somam mais de R$ 4 bilhões em faturamento combinado. A proposta do Club M Brasil combina a estrutura de um clube de negócios com o clima sofisticado e acolhedor de um clube social. O resultado é um ambiente que estimula relações genuínas, parcerias de valor e um senso de pertencimento entre líderes empresariais, um conceito que redefine a forma de se fazer networking corporativo no Brasil. A noite de lançamento reuniu um expressivo número de convidados entre empresários da capital e de outras regiões do estado, além de membros de unidades do Club M Brasil já consolidadas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Alphaville. (VETOR. AM).

NEURAL - A China acabou de lançar um plano nacional ambicioso com o objetivo de liderar globalmente o setor de Interfaces Cérebro-Computador e Inteligência Computacional e Cognitiva (ICCs), tecnologias capazes de conectar diretamente o cérebro humano a dispositivos digitais. O documento oficial, elaborado por sete ministérios chineses e publicado pelo Conselho de Estado, estabelece metas de avanços técnicos até 2027 e busca consolidar a liderança industrial da China até 2032. (VERA MOREIRA).

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. DEUS É BOM.

Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias

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